Boas práticas de servidoras e servidores do TJCE promovem saúde e integração no ambiente de trabalho
- 567 Visualizações
- 19-08-2024
Incentivadas pela política de boas práticas sugerida pelo programa “+Gestão”, unidades do Judiciário cearense estão implementando ações inovadoras para construir um ambiente de trabalho cada vez mais agradável e produtivo. Um exemplo é o conjunto de iniciativas desenvolvidas por gestores(as), servidores(as) e demais colaboradores(as) da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com atuação no gabinete do desembargador Djalma Teixeira Benevides. Na unidade, a equipe une forças para incrementar iniciativas que valorizam a colaboração e o bem-estar coletivo.
De acordo com o desembargador, essas condutas são “adotadas para o melhor andamento dos nossos processos. Com elas, nós fazemos do trabalho um espaço mais amigo, leve e prazeroso. As pessoas sentem prazer e realizam aquilo que gostam. Dessa forma, nós também conseguimos entregar um resultado melhor aos jurisdicionados”.
Uma das principais iniciativas é denominada de “Gab + Saudável” e visa incentivar a prática regular de atividades físicas, tanto individuais quanto em grupo. Essa ação encoraja os profissionais a se engajarem nas mais diversas modalidades esportivas, como corrida e natação, para um estilo de vida mais ativo e saudável. Além disso, o gabinete recebe, duas vezes por mês, sessões de ginástica laboral, conforme proposto pelo Programa Vida em Equilíbrio do TJCE. Essas atividades são registradas por meio de fotos, o que permite acompanhar o progresso e a adesão dos participantes.
A assessora do gabinete, Vanessa Araújo Soares, conta que já sente os benefícios dessas ações. “A necessidade de cuidar da minha saúde foi essencial para a mudança em meus hábitos rotineiros e, com a ajuda dos colegas, isso tem sido bastante proveitoso. Hoje durmo melhor e consigo me concentrar mais. Nós temos um ambiente de trabalho harmonioso e entrosado. Com a participação do nosso setor nas práticas indicadas pelo “+Gestão”, me senti motivada por toda nossa equipe a mudar questões alimentares, comecei exercícios físicos e isso tem refletido na minha vida pessoal e profissional. Hoje, tenho mais disposição física e mental”.
Outra ação importante é o “Gab + Feliz”, que organiza encontros mensais fora do espaço de trabalho para fortalecer os laços entre os envolvidos e seus familiares. Durante esses momentos, a regra é manter a conversa completamente distante das demandas profissionais e aproveitar a oportunidade para descontrair.
Para Lara Moreira Herbster, oficiala do gabinete, as transformações em sua vida a partir dessas boas práticas tiveram um impacto “extremamente positivo”. Ela destaca que a maior mudança foi conseguir manter um dia a dia mais saudável, sendo acolhida e incentivada por todos na prática das atividades físicas e no cuidado com a saúde mental. “Eu sempre tive o apoio e a empatia deles. Nós conseguimos ter uma amizade para além do ambiente laboral, onde sempre um está preocupado com o bem-estar do outro, seja através de uma ligação ou dos encontros. Tudo isso auxilia diretamente a ter uma rotina mais prazerosa”.
O “Gab + Gentil” é mais um esforço que promove pequenas atitudes com grande impacto, valorizando a contribuição de cada profissional para o sucesso do setor. Além de um mural dedicado à exposição de informações, fotos e produções artísticas, a ação inclui a prática do “anjo”. Nela, os colaboradores enviam mensagens carinhosas uns aos outros, criando assim um lugar acolhedor, integrado e solidário.
Karine Sá Pontes Vasconcelos é assessora do gabinete e coordena com muito entusiasmo essas ações. Atualmente, em virtude de problemas de saúde, ela realiza suas atividades em teletrabalho. No entanto, mesmo longe ela afirma sentir o efeito positivo dessas condutas e faz questão de celebrar os resultados. “Eu sou testemunha que isso tudo funciona. Diante desse momento difícil que estou passando, sinto o carinho e o apoio dos meus colegas. E os resultados dessas práticas são excelentes. É perceptível que todos gostam. É uma higiene mental muito boa. Trabalhar num ambiente saudável é muito bom! “, destaca a servidora.
Vale ressaltar que esses esforços estão de acordo com as recomendações do “+ Gestão”, atendendo os requisitos de bem-estar e qualidade de vida. Unidades que replicam esses ou outros modelos recebem pontuações que variam entre 0 e 50 pontos. Ao final do ciclo de avaliação do Programa, aqueles que alcançarem os melhores resultados serão reconhecidos com certificação.