Centros Especializados de Apoio às Vítimas
Os Centros Especializados de Apoio às Vítimas (Ceavs) das Comarcas de Fortaleza, Russas e Senador Pompeu têm como foco a centralidade e o protagonismo das vítimas de crimes e atos infracionais, priorizando suas demandas em cada tomada de decisão rumo à assistência integral que visa minimizar os impactos oriundos da violência vivenciada.
Diante de comparecimento espontâneo ou por encaminhamento, a equipe interdisciplinar dedica-se a acolher toda e qualquer vítima, empreendendo atendimento pautado na escuta ativa e qualificada. A partir dessa primeira oportudidade de ouvir os relatos e clamores da(s) vítima(s), são identificadas as demandas atuais e/ou remanescentes afixadas pela conduta criminosa que a elegeu vítima.
Identificadas as demandas individuais do sujeito, os Ceavs empenham-se no planejamento de encaminhamentos, a ser posteriormente apresentado, esclarecido e debatido com a vítima, para que possa reconhecer os melhores caminhos a serem percorridos na busca de sua reparação, que ultrapassam as possibilidades jurídicas, validando suas necessidades biopsicossociais. Assim, figuram como possibilidades de encaminhamentos, especialmente, os serviços de assistência jurídica, médica, psicológica, social e previdenciária, além de programas de proteção e de Justiça Restaurativa.
Empreendidos os encaminhamentos supracitados, a equipe interdisciplinar compromete-se ao acompanhamento junto ao serviço destinatário, até que a demanda encaminhada seja efetivamente contemplada.
Além de sua atuação direta com as vítimas, os Ceavs também endossam o compromisso com a implantação da Política Institucional de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Poder Judiciário, visando contribuir para que todas as interações das vítimas no Judiciário das Comarcas de Fortaleza, Russas e Senador Pompeu ecoem como acalento aos anseios desencadeados pela violência.
Política Institucional de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais