Expansão do PJe: Desembargadores das Câmaras de Direito Privado participam de capacitação
- 939 Visualizações
- 05-08-2024
Os desembargadores das Câmaras de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta segunda-feira (05/08), de capacitação sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O objetivo é familiarizar os magistrados com o sistema no qual, a partir do próximo dia 12, passarão a tramitar os processos do 2º Grau, conforme cronograma de expansão do PJe.
O desembargador Mauro Ferreira Liberato, que preside a 1ª Câmara de Direito Privado, destacou a importância do treinamento para tirar dúvidas sobre a migração. “Fiquei muito satisfeito. Foi uma verdadeira aula. O curso é didático, fala desde o momento em que ligamos o computador, entramos no sistema, até a assinatura de um voto ou de uma decisão”.
A supervisora da sustentação da Diretoria do PJe, Flávia Dantas, uma das responsáveis pela capacitação, explicou que o curso promoveu uma apresentação geral do novo sistema a ser utilizado. “É bem diferente do que eles usam atualmente para trabalhar. Hoje, foi como se estivéssemos abrindo a primeira porta para que eles se preparem para a implantação que vai acontecer na segunda semana de agosto”.
Neste primeiro momento, serão implementados os fluxos e a migração dos processos das matérias de Execução de Título Extrajudicial, Revisional de Contrato Bancário e Busca e Apreensão em Alienação Fiduciária e de Registro Público.
“Acredito que o PJe vai trazer muita celeridade para o trabalho dos desembargadores. Isso também é benéfico para a sociedade, porque auxilia na velocidade em que sairão as decisões dos processos”, avaliou a desembargadora Maria Regina Oliveira Câmara, que também atua na 1ª Câmara de Direito Privado.
Para o desembargador Paulo de Tarso Pires Nogueira, da 3ª Câmara de Direito Privado, a capacitação foi fundamental e permitirá que a mudança ocorra da melhor forma possível. “Nós recebemos a orientação de pessoas que conhecem muito bem o sistema, o que facilitou o nosso aprendizado”, elogiou.
Também participaram da manhã de capacitação Isabela Bezerra de Menezes, supervisora de suporte da Diretoria do PJe, e Amanda Alexandre, auxiliar operacional da unidade.
SAIBA MAIS
Além das Câmaras de Direito Privado, também devem migrar para o novo sistema em agosto as unidades do 1º, 2º, 3º e 4º Ciclos, o que inclui Varas Cíveis especializadas e o Núcleo de Justiça 4.0 na Capital, bem como unidades do Interior.
Desde o final de julho, o TJCE, por meio do Serviço de Suporte da Diretoria Negocial do PJe, vem realizando turmas de capacitação contemplando tanto o público interno, como magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça estadual, quanto o externo, com turmas para advogadas e advogados, procuradoras e procuradores, e defensoras e defensores, por exemplo.
O treinamento para as desembargadoras e os desembargadores continuará nesta terça-feira (06/08), na modalidade presencial. Nos dias seguintes, as servidoras e os servidores dos gabinetes, secretarias de câmara e do Núcleo de Apoio aos Órgãos Colegiados, participarão do curso de maneira remota. Clique AQUI para ter acesso à Portaria 1410/2024, que contém mais informações sobre a expansão do PJe no âmbito do 2º Grau de Jurisdição.