Conteúdo da Notícia

Inauguradas Vara de Família e Sucessões e extensão da Central de Atendimento Judicial na Comarca de Iguatu

Ouvir: Inauguradas Vara de Família e Sucessões e extensão da Central de Atendimento Judicial na Comarca de Iguatu

Dando continuidade ao Plano de Obras para fortalecimento e ampliação da estrutura física de unidades judiciárias do Interior e melhor assistência aos serviços ofertados à população, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, inaugurou, nesta quarta-feira (10/07), a Vara de Família e Sucessões no Fórum Des. Boanerges de Queiroz Facó, em Iguatu.

Com a instalação da nova unidade, a Comarca de Iguatu agora possui seis divisões judiciárias especializadas, três voltadas para casos cíveis, duas dedicadas a questões criminais e um Juizado Especial. Além disso, abriga o 2° Núcleo Regional, responsável por custódias e inquéritos.

O chefe do Judiciário estadual enfatizou que “ao concentrar os processos de Família e Sucessões em unidades especializadas, reduzimos sua carga nas Varas Cíveis convencionais. Agora, com juízes especializados, dedicados exclusivamente a essas matérias, podemos assegurar um tratamento mais uniforme e eficiente. Esta medida, além de agilizar o fluxo dos processos, também eleva a qualidade dos serviços prestados, garantindo maior celeridade e eficácia”, disse. Na ocasião, o presidente do TJCE antecipou que Iguatu receberá, em breve, um novo Fórum. 

Para o juiz Eduardo André Dantas Silva, titular da nova Vara de Família e Sucessões, a entrega da unidade é “um reconhecimento das sucessivas gestões do TJCE quanto à importância e o destaque das ações realizadas pela Comarca de Iguatu”. Ele celebra a instalação da Vara e reforça o compromisso de sua equipe na promoção efetiva da Justiça.

“O direito de família e sucessões é uma área de extrema relevância, pois trata dos laços mais íntimos e fundamentais da sociedade. Não envolve apenas questões jurídicas patrimoniais, mas também aspectos emocionais e humanos profundos. A criação dessa nova Vara reflete a necessidade de um olhar especializado e atento às demandas familiares e sucessórias, buscando soluções justas e equitativas. Nesse sentido, a produtividade, a eficiência e a celeridade na tramitação dos processos serão prioridades em nossa atuação”, destacou o magistrado.

CENTRAL DE ATENDIMENTO JUDICIAL
Também foi instalada no Fórum de Iguatu uma extensão da Central de Atendimento (CAJ). O objetivo é promover a humanização do atendimento e o amplo acesso às atividades oferecidas pelo Poder Judiciário do Ceará. Por meio dessa central, a população iguatuense poderá obter informações relacionadas a processos que tramitam em âmbito estadual, além de outras orientações sobre diversos serviços, como emissão de senhas processuais, certidões, custas judiciais, entre outros.