Fórum Clóvis Beviláqua disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas autistas
- 779 Visualizações
- 31-05-2024
A sensibilidade auditiva é um desafio para muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tornando ambientes ruidosos e movimentados extremamente desconfortáveis e, por vezes, insuportáveis. Por conta da hipersensibilidade auditiva, qualquer ruído pode desencadear crises de ansiedade e estresse, dificultando a permanência e a concentração dessas pessoas em ambientes públicos e privados.
Pensando em tornar o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) mais acessível e confortável para crianças e adultos com hipersensibilidade auditiva, foram adquiridos 30 abafadores de ruídos. Os protetores auriculares foram idealizados pelo Laboratório de Inovação (LabLuz) do Tribunal de Justiça do Ceará e estão disponíveis para o público em geral no Balcão de Informações, Setor Azul, Nível 0, Sala 1, próximo ao Espaço da História. A distribuição será feita de maneira gratuita.
Com essa ação, o Poder Judiciário estadual, por meio da Diretoria do Fórum Clóvis Bevilaqua, demonstra ainda mais seu compromisso com a acessibilidade e inclusão, seguindo as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que assegura direitos e garantias às pessoas com deficiência. Além disso, outras iniciativas estão sendo estudadas pela Diretoria do FCB para tornar o ambiente cada vez mais acolhedor para todas e todos. A medida também integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda aos tribunais a promoção da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência.