Reunião de gestores do Coex apresenta os avanços dos projetos e novo sistema de inteligência artificial
- 789 Visualizações
- 22-05-2024
Os gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que integram o Comitê Executivo Estratégico (Coex) se reuniram, nesta quarta-feira (22/05), para apresentar o andamento dos projetos desenvolvidos pelo Judiciário estadual, além de inovações para aprimorar os trabalhos. À frente do encontro estava o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.
Uma das novidades foi o lançamento do Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas), que utiliza a inteligência artificial para agilizar o andamento de processos. A ferramenta agrupa atos similares entre milhares em fila específica da Secretaria Judiciária de 1º Grau (Sejud 1) e agiliza a alocação dos processos para a elaboração dos expedientes.
Também foi apresentado o Boletim de jurisprudência selecionada do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), elaborado pela Secretaria de Auditoria Interna do TJCE, que reúne, em linguagem simples, as decisões mais importantes tomadas por estes órgãos.
Durante a reunião, cada setor administrativo teve a oportunidade de expor o progresso de suas iniciativas. Foram apresentados dados sobre o fortalecimento do enfrentamento à violência doméstica, o Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas, o Programa de Desenvolvimento de Pessoas, assim como outras ações envolvendo tecnologia, infraestrutura e atendimento.
A reunião contou com a participação dos juízes auxiliares da Presidência, Marcelo Roseno, Ricardo Alexandre Costa e Alexandre Sá; a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Programa de Fortalecimento Lideranças Femininas, Ana Cristina Esmeraldo; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, e o juiz César Morel Alcântara, coordenador do Projeto de Fortalecimento do Enfrentamento a Violência contra a Mulher do Judiciário estadual.
Presentes ainda os secretários-gerais Judiciário e Administrativo do TJCE, Nilsiton Aragão e Sérgio Mendes, respectivamente; o secretário de Administração e Infraestrutura (Seadi), Pedro Ítalo Sampaio; a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Rafaella Lopes; o secretário de Finanças (Sefin), Marcos Coelho; além do servidor Moacir Medeiros, representando a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), do diretor negocial do PJe, Miguel Mota; do chefe da Assessoria de Comunicação, Ilo Santiago Jr; da coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), Roberta Jucá; do consultor jurídico do TJCE, Cristiano Batista da Silva, e do servidor Ricardo Bruno Pinheiro de Lima, da Gerência de Estratégia Institucional.