Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário inaugura “Espaço da História FCB”

Ouvir: Poder Judiciário inaugura “Espaço da História FCB”

O Poder Judiciário cearense inaugurou, nesta segunda-feira (06/05), o “Espaço da História FCB”, onde o público encontra os fatos que levaram à construção da Comarca de Fortaleza como é conhecida hoje, exibindo material desde a época da formação do Estado, nas primeiras capitanias. A exposição, aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, pode ser visitada no horário de funcionamento do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). 

“O Espaço da História do Fórum Clóvis Beviláqua tem o intuito de fortalecer a cultura e a memória do Judiciário em Fortaleza, além de ser um instrumento de reconhecimento e valorização de homens e mulheres que devotaram e ainda dedicam suas vidas para levar a Justiça aos cidadãos e cidadãs do nosso Município e do nosso Estado”, salienta a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda. 

A magistrada acrescenta que “a partir do conhecimento da nossa história e da realidade que nossos pioneiros viveram, a Justiça pode promover verdadeiras mudanças, inspirando e conduzindo a sociedade para rumos mais respeitosos e inclusivos”. 

Entre as peças em exibição está a cópia do processo envolvendo a cearense Maria da Penha, cuja história de superação inspirou a lei federal homônima (nº 11.340/2006), uma das mais reconhecidas medidas de combate à violência contra as mulheres no mundo. O espaço também tem as maquetes do antigo Palácio da Justiça, onde funcionou a Justiça de 1º Grau na Capital que ficava no Centro, e da Vila de Fortaleza, ilustrando o início da Justiça cearense, no século XVIII. 

Em monitores espalhados, são encontrados recortes de fatos significativos da história da Comarca da Capital e alguns processos marcantes. Uma galeria interativa mostra os ex-diretores do FCB e, com a tecnologia, permite acesso à biografia dos magistrados que estiveram à frente da unidade. 

Segundo o diretor do Núcleo de Governança da Capital, Elber Gonçalves, é um marco importante para esta Gestão disponibilizar aos visitantes do Fórum um espaço onde possam conhecer um pouco mais sobre a história do FCB e das pessoas que contribuíram para construí-la.  

“É uma iniciativa que contou com o apoio de várias áreas do Fórum e do TJCE. Além da adequação do espaço, recebemos diversas contribuições, como o levantamento dos dados históricos feito pelo servidor Roosevelt Bezerra; a seleção de processos antigos do acervo do Arquivo Público do Ceará; o desenvolvimento do quadro interativo de ex-diretores e ex-diretoras do Fórum pela Gerência de Informática do FCB; a edição dos vídeos da inauguração do FCB e de outros fatos histórico pela Ascom [Assessoria de Comunicação]; a organização do Painel com a cronologia da Comarca de Fortaleza, pelo Núcleo de Governança do FCB e outros setores”, detalha o servidor. 

 

 

Prestigiaram o evento o vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, e as desembargadoras Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Maria Iraneide Moura Silva, Marlúcia de Araújo Bezerra, Jane Ruth Maia de Queiroga e Ângela Tereza Gondim Chaves, além dos desembargadores Evaldo Gonçalves Leite e Jaime Medeiros Neto. Juízes(as), servidores(as) e colaboradores(as) da Justiça estadual também participaram.

O “Espaço da História FCB” foi pensado a partir da publicação da Portaria nº 471/2023, da Diretoria do Fórum, que instituiu a data como Dia da Criação da Comarca de Fortaleza, em alusão à sessão extraordinária do Conselho da Província do Ceará, ocorrida em 6 de maio de 1833. Na época, José Mariano de Albuquerque Cavalcante era o presidente da Província. 

SERVIÇO
“Espaço da História FCB”
Horário de visitação: 9h às 18h
Local: Setor Verde, Sala 1, Nível 0 (em frente ao elevador central) no FCB