RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 24/2020

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO ÓRGÃO ESPECIAL 24 05/11/2020 05/11/2020 VIGENTE
Ementa

Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.

Anexos
Nenhum anexo disponível.
RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 24/2020

Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por meio do Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 05 de novembro de 2020,

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que estabelece normas gerais para a organização dos serviços administrativos do Poder Judiciário do Estado do Ceará e prevê, no art. 65, a edição de Resolução com o fim de regulamentar as competências dos cargos em comissão e das equipes das unidades administrativas do Tribunal de Justiça e dos Fóruns da Comarca da Capital e do Interior;

CONSIDERANDO a importância de fortalecer a gestão por competências, de modo a aperfeiçoar a execução das atividades e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço;

RESOLVE:

Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Art. 2º Para fins desta Resolução, consideram-se:

I – competências gerenciais: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que integram e orientam esforços e recursos, bem como sustentam as demais competências essenciais ao cumprimento dos objetivos organizacionais;
II – competências técnicas: domínio de conhecimentos específicos de cada área, relacionados à formação acadêmica ou à escolaridade estabelecidas como requisitos para provimento dos cargos que integram o quadro de pessoal da organização;
III – competências comportamentais: comportamentos e atitudes observáveis do indivíduo que são essenciais para a boa execução das atividades e a consecução dos objetivos traçados.

Art. 3º As competências referidas no artigo 2º desta Resolução estão especificadas da seguinte forma:

I – referenciais de desempenho: anexo I;
II – competências pertinentes aos cargos em comissão: anexo II; e
III – competências pertinentes às equipes das unidades: anexo III.

Art. 4º A Secretaria de Finanças (Sefin) possui, em sua estrutura, os seguintes cargos em comissão:
I – Secretário de Finanças;
II – Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças;
III – Gerente de Receitas;
IV – Coordenador de Arrecadação;
V – Coordenador de Fiscalização das Receitas;
VI – Gerente de Despesas;
VIII – Coordenador de Empenho;
IX – Coordenador de Pagamento;
X – Gerente de Contabilidade e Controle:
XI – Coordenador de Controle e Programação;
XII – Coordenador de Orçamento e Contabilidade.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 05 de novembro de 2020.

Des. Washington Luis Bezerra de Araújo – Presidente
Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Durval Aires Filho
Des. Francisco Bezerra Cavalcante
Des. Carlos Alberto Mendes Forte
Des. Teodoro Silva Santos
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Maria Edna Martins
Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves
Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto
Des. Francisco Mauro Ferreira Liberato

 

ANEXO I 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

QUADRO I DO ANEXO I – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
COMPETÊNCIAS  REFERENCIAIS DE DESEMPENHO
Liderança Mobiliza as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados;
Sabe dar e receber feedback, tendo em vista o desenvolvimento organizacional e individual;
Busca desenvolver o potencial das pessoas e está sempre pronto para compartilhar conhecimentos;
Empenha-se em formar novos líderes.
Estabelece um processo eficiente e eficaz de comunicação.
Tomada de decisão Faz escolhas de forma ponderada e segura, levantando alternativas e buscando informações que auxiliem na tomada de decisão;
Age proativamente, analisando as ameaças, as oportunidades e as alternativas possíveis;
Toma a decisão no tempo adequado.
Foco em Resultado Administra o tempo, priorizando as atividades para a entrega dos resultados com qualidade
e no prazo acordado;
Monitora sistematicamente suas atividades, as das equipes com as quais trabalha e as da
organização, comparando os resultados previstos com os resultados alcançados, realizando
adequações com vistas ao alcance de resultados;
Lida com desafios e situações inesperadas, assegurando a continuidade do trabalho.
Negociação e Solução de Conflitos Sabe lidar com as diferenças, respeitando a posição dos outros;
Sabe articular parcerias internas e externas para o alcance de resultados adequados na negociação;
Sabe dialogar com colaboradores em situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional;
Estimula a cooperação entre os membros da unidade ou da organização.
Gestão Estratégica Utiliza metodologias e ferramentas de planejamento estratégico para elaboração e identificação de oportunidades de melhoria e inovação organizacional;
Planeja e gerencia ações estratégicas, delegando-as e controlando-as de forma sistêmica;
Mantém um alinhamento com as diretrizes estratégicas, missão, visão e valores, promovendo
a integração e sinergia com os demais setores.
Gestão de Projetos Elabora/acompanha e avalia projetos para alcance dos objetivos estabelecidos, identificando fatores críticos e prioridades;
Planeja e administra iniciativas estratégicas por meio de técnicas de gerenciamento de projetos, considerando principalmente tempo, escopo e recursos.
Gestão de Processos Define e articula diretrizes, indicadores, metas e regras de processo de trabalho para alcance dos objetivos estabelecidos.
Planeja, coordena e monitora o desempenho de processos de trabalho no dia a dia, fomentando o alcance das metas e dos resultados esperados.

 

QUADRO II DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS TÉCNICAS 
 COMPETÊNCIAS   REFERENCIAIS DE DESEMPENHO 
 Softwares essenciais  Utiliza plenamente os softwares essenciais ao seu trabalho, tais como software de edição de textos, de planilhas eletrônicas ou de apresentações, dentre outros; 

Utiliza recursos de internet e intranet com facilidade, para pesquisas, buscas ou divulgação de informações relativas ao seu trabalho; 

Utiliza o(s) software(s) internos da organização, pertinentes ao seu setor/área de atuação, com. domínio suficiente para suas atividades. 

Redação de Documentos  Redige documentos variados com precisão gramatical, coesão e coerência, de acordo com a norma culta da língua Portuguesa; 

Segue os padrões de documentos da organização e do setor onde atua, zelando pelo bom fluxo de informações; 

Apresenta habilidade de edição de ofícios, atos normativos, certidões, despachos e outros documentos, de acordo com sua área de atuação. 

Domínio do Trâmite Processual  Conhece bem o trâmite dos processos do onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente; 

Possui boas noções sobre os trâmites da organização em geral, de forma a facilitar as movimentações processuais entre o seu setor e os demais; 

Possui boas noções sobre a estrutura organizacional, ao ponto de poder buscar ou fornecer informações de forma segura. 

Linguagem Técnica  Conhece a linguagem técnica específica de sua área de atuação, tanto na língua Portuguesa 

como eventualmente termos e siglas em outros idiomas; 

Aplica seus conhecimentos de linguagem técnica corretamente no contexto de seu trabalho, contribuindo para uma melhor com e e compartilhamento de informações no setor. 

Atendimento ao Público  Atende ao publico com confiança, fornecendo informações e orientações coerentes com os procedimentos internos; 

Sabe como dirigir um atendimento conforme o tipo de solicitação, caso ou demanda, com agilidade; 

Conduz uma conversa obedecendo às regras/etapas previstas, de forma respeitosa, visando um atendimento de qualidade. 

Cálculos Matemáticos  Apresenta bons conhecimentos em cálculos matemáticos relacionados às atividades de seu setor; 

Aplica seus conhecimentos em cálculos matemáticos na execução de suas atividades específicas, com precisão e atenção aos resultados. 

Conhecimento em Administração  Apresenta bons conhecimentos em Administração no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como gestão administrativa, em suas diferentes áreas, gestão de contratos e gestão de processos, de acordo com sua área de atuação; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

 

Conhecimento Financeiro/ Contábil 

Apresenta bons conhecimentos Financeiro/Contábil no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como orçamento, fluxo de caixa, arrecadação, tesouraria, tributação ou contabilidade geral; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

Conhecimento de Legislação  Apresenta bons conhecimentos dos atos legais e normativos gerais e específicos, que impactam o desenvolvimento de suas atividades diárias; 

Realiza suas atividades aplicando os conhecimentos essenciais ao seu setor específico, tais como leis, decretos, resoluções, portarias, instruções normativas, jurisprudências, pareceres vinculantes, dentre outros atos; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe e demais interessados em relação ao entendimento e aplicação de atos legais e normativos de seu domínio. 

Conhecimento em Gestão Pública  Apresenta bons conhecimentos em Gestão Publica no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Gestão Pública, tais como planejamento, orçamento, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

Conhecimento em Auditoria e Controle Interno  Apresenta bons conhecimentos em Auditoria e Controle Interno no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Auditoria e Controle Interno, tais como técnicas de auditoria e perícia, análise de riscos dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

 

QUADRO III DO ANEXO I COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
 COMPETÊNCIAS REFERENCIAIS DE DESEMPENHO 
 Trabalho em Equipe  Compartilha informações e conhecimento com a equipe de trabalho;

Coopera com a equipe nas atividades e desafios diários; 

Respeita os integrantes de sua equipe e demais colaboradores; 

Auxilia os colegas em suas atividades e procura auxílio quando encontra dificuldades. 

Conduta profissional  Apresenta posicionamento coerente com as normas e procedimentos legais;

Demonstra transparência no trabalho realizado; 

Atua com ética e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos; 

Guarda a devida discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos referentes ao seu ambiente profissional; 

Segue as normas e as regras internas da organização. 

 

Comprometimento com trabalho 

Procura concluir suas atividades dentro dos prazos estipulados; 

Quando necessário, trabalha até além do horário para concluir atividades importantes, excepcionalmente; 

É assíduo e pontual no dia a dia de trabalho; 

É proativo em relação às demandas de trabalho, procurando soluções para antever futuros problemas. 

Atenção Concentrada  Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos operacionais;

Monitora e revisa seu trabalho, buscando identificar erros e corrigi-los em tempo; 

Demonstra capacidade de atenção concentrada, mesmo em momentos de picos de demanda de trabalho. 

Organização  Cria padrões e define procedimentos com vistas a agilizar o andamento do trabalho; 

Consegue cumprir suas tarefas e tem controle sobre suas ações sabendo corretamente o que já foi feito e o que falta fazer; 

Estrutura suas atividades e atua de acordo com os padrões e procedimentos previamente definidos; 

Sabe usar o tempo e os recursos disponíveis para cada tarefa. 

Comunicação  Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita; 

Utiliza-se de linguagem adequada a cada ambiente e tipo de interlocutor; Sabe ouvir e é paciente em prestar informações; 

Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas. 

Aprendizado e Atualização Profissional  Apresenta-se sempre disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos em geral, relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor; 

Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho; 

Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação. 

Relacionamento Interpessoal  Cria um ambiente amigável e agradável para o trabalho; 

Valoriza as relações, sabe elogiar, reconhecer o valor do outro e agradece;

Manifesta satisfação, disponibilidade e interesse em atender as pessoas;

Lida com conflitos com destreza, demonstrando tolerância e resiliência. 

Cordialidade  É cordial no atendimento ao público interno e externo; 

Apresenta boa vontade em ouvir, entender e atender às demandas que se apresentam;

Demonstra tolerância em situações conflituosas ou de difícil trato. 

Controle emocional  Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando a solução; 

Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho; 

Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas separando a razão da emoção; 

Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem se deixar envolver emocionalmente. 

Visão Sistêmica  Utiliza sua visão integrada dos processos, atividades e tarefas para garantir a qualidade do trabalho realizado; 

Avalia os impactos e reflexos das ações relacionadas à área em que atua e aos processos, atividades e tarefas sob sua responsabilidade, com vistas a minimizar efeitos negativos e identificar interfaces. 

Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade  Procura adaptar-se às situações novas de maneira positiva, visando a continuidade da qualidade dos serviços prestados; 

Lida com mudanças de maneira receptiva, com capacidade de ponderar pensamentos divergentes; 

Interage com seus superiores e com a equipe de trabalho fornecendo opiniões ou informações de maneira participativa, para que as mudanças necessárias sejam bem-sucedidas. 

 

ANEXO II 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

Competências do Secretário de Finanças 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Negociação e Solução de Conflitos 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
 

 

Competências do Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Foco em Resultado 
Tomada de decisão 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Softwares essenciais 
Domínio do Trâmite Processual 
Linguagem Técnica 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 

Trabalho em Equipe 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Comprometimento com o trabalho 
 
 
 
 

 

Competências do Gerente de Receitas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 

Negociação e Solução de Conflitos

Gestão de Processos 

Softwares essenciais

Redação de Documentos

Atendimento ao Público 

Conhecimento Financeiro/Contábil

Conhecimento de Legislação

Conhecimento em Gestão Pública 

Trabalho em Equipe

Conduta profissional 

Comprometimento com o trabalho

Atenção Concentrada

Comunicação 

Aprendizado e Atualização Profissional 

Relacionamento Interpessoal

Cordialidade 

 

Competências do Coordenador de Arrecadação 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Organização 
Relacionamento Interpessoal 
 
 
 

 

Competências do Coordenador de Fiscalização das Receitas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 
Foco em Resultado 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
Comunicação 

 

Competências do Gerente de Despesas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Gestão Estratégica 
Gestão de Processos 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público Cálculos Matemãticos 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Organização Relacionamento Interpessoal 

 

Competências do Coordenador de Empenho 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Tomada de decisão 
Foco em Resultado 
Gestão Estratégica 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Flexibilidade para mudanças e adapta- 
bilidade 

 

Competências do Coordenador de Pagamento 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 

Foco em Resultado 

Gestão de Processos 

 

 

 

 

 

 

Softwares essenciais 

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual 

Cálculos Matemáticos 

Conhecimento Financeiro/Contábil 

Conhecimento de Legislação 

 

 

 

Trabalho em Equipe 

Conduta profissional 

Atenção Concentrada 

Comunicação 

Aprendizado e Atualização Profissional 

 

 

 

 

Competências do Gerente de Contabilidade e Controle 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 

Foco em Resultado 

Gestão de Processos 

 

 

 

 

Softwares essenciais 

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual 

Cálculos Matemáticos 

Conhecimento Financeiro/Contábil 

Conhecimento de Legislação 

 

Conduta profissional 

Trabalho em Equipe 

Comprometimento com o trabalho 

Atenção Concentrada 

Organização 

 

 

 

Competências do Coordenador de Controle e Programação 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Gestão Estratégica 
Gestão de Projetos 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Conhecimento em Auditoria e Controle 
Interno 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 

 

Competências do Coordenador de Orçamento e Contabilidade 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Negociação e Solução de Conflitos 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Visão Sistêmica 
 
 

 

ANEXO III 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

Competências da Equipe da Gerência de Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento InterpessoalCordialidade  
Competências da Equipe da Gerência de Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal 
Cordialidade 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Arrecadação 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual

Cálculos Matemáticos

Conhecimento Financeiro/Contábil

Conhecimento de Legislação 

Trabalho em Equipe

Organização

Relacionamento Interpessoal

 

 

 

 

Competências da Equipe da Coordenadoria de Fiscalização das Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
Comunicação 

 

Competências da Equipe da Gerência de Despesas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Organização 
Relacionamento Interpessoal 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Empenho 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Pagamento 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
 
Competências da Equipe da Gerência de Contabilidade e Controle 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conduta profissional 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Controle e Programação 
Técnicas  Comportamentais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Conhecimento em Auditoria e Controle Interno 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Orçamento e Contabilidade 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Visão Sistêmica 
 
 

 

Texto Original

Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por meio do Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 05 de novembro de 2020,

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que estabelece normas gerais para a organização dos serviços administrativos do Poder Judiciário do Estado do Ceará e prevê, no art. 65, a edição de Resolução com o fim de regulamentar as competências dos cargos em comissão e das equipes das unidades administrativas do Tribunal de Justiça e dos Fóruns da Comarca da Capital e do Interior;

CONSIDERANDO a importância de fortalecer a gestão por competências, de modo a aperfeiçoar a execução das atividades e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço;

RESOLVE:

Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Art. 2º Para fins desta Resolução, consideram-se:

I - competências gerenciais: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que integram e orientam esforços e recursos, bem como sustentam as demais competências essenciais ao cumprimento dos objetivos organizacionais;
II - competências técnicas: domínio de conhecimentos específicos de cada área, relacionados à formação acadêmica ou à escolaridade estabelecidas como requisitos para provimento dos cargos que integram o quadro de pessoal da organização;
III - competências comportamentais: comportamentos e atitudes observáveis do indivíduo que são essenciais para a boa execução das atividades e a consecução dos objetivos traçados.

Art. 3º As competências referidas no artigo 2º desta Resolução estão especificadas da seguinte forma:

I - referenciais de desempenho: anexo I;
II - competências pertinentes aos cargos em comissão: anexo II; e
III - competências pertinentes às equipes das unidades: anexo III.

Art. 4º A Secretaria de Finanças (Sefin) possui, em sua estrutura, os seguintes cargos em comissão:
I - Secretário de Finanças;
II - Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças;
III - Gerente de Receitas;
IV - Coordenador de Arrecadação;
V - Coordenador de Fiscalização das Receitas;
VI - Gerente de Despesas;
VIII - Coordenador de Empenho;
IX - Coordenador de Pagamento;
X - Gerente de Contabilidade e Controle:
XI - Coordenador de Controle e Programação;
XII - Coordenador de Orçamento e Contabilidade.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 05 de novembro de 2020.

Des. Washington Luis Bezerra de Araújo – Presidente
Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Durval Aires Filho
Des. Francisco Bezerra Cavalcante
Des. Carlos Alberto Mendes Forte
Des. Teodoro Silva Santos
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Maria Edna Martins
Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves
Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto
Des. Francisco Mauro Ferreira Liberato

 

ANEXO I 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

QUADRO I DO ANEXO I – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
COMPETÊNCIAS  REFERENCIAIS DE DESEMPENHO
Liderança Mobiliza as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados;
Sabe dar e receber feedback, tendo em vista o desenvolvimento organizacional e individual;
Busca desenvolver o potencial das pessoas e está sempre pronto para compartilhar conhecimentos;
Empenha-se em formar novos líderes.
Estabelece um processo eficiente e eficaz de comunicação.
Tomada de decisão Faz escolhas de forma ponderada e segura, levantando alternativas e buscando informações que auxiliem na tomada de decisão;
Age proativamente, analisando as ameaças, as oportunidades e as alternativas possíveis;
Toma a decisão no tempo adequado.
Foco em Resultado Administra o tempo, priorizando as atividades para a entrega dos resultados com qualidade
e no prazo acordado;
Monitora sistematicamente suas atividades, as das equipes com as quais trabalha e as da
organização, comparando os resultados previstos com os resultados alcançados, realizando
adequações com vistas ao alcance de resultados;
Lida com desafios e situações inesperadas, assegurando a continuidade do trabalho.
Negociação e Solução de Conflitos Sabe lidar com as diferenças, respeitando a posição dos outros;
Sabe articular parcerias internas e externas para o alcance de resultados adequados na negociação;
Sabe dialogar com colaboradores em situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional;
Estimula a cooperação entre os membros da unidade ou da organização.
Gestão Estratégica Utiliza metodologias e ferramentas de planejamento estratégico para elaboração e identificação de oportunidades de melhoria e inovação organizacional;
Planeja e gerencia ações estratégicas, delegando-as e controlando-as de forma sistêmica;
Mantém um alinhamento com as diretrizes estratégicas, missão, visão e valores, promovendo
a integração e sinergia com os demais setores.
Gestão de Projetos Elabora/acompanha e avalia projetos para alcance dos objetivos estabelecidos, identificando fatores críticos e prioridades;
Planeja e administra iniciativas estratégicas por meio de técnicas de gerenciamento de projetos, considerando principalmente tempo, escopo e recursos.
Gestão de Processos Define e articula diretrizes, indicadores, metas e regras de processo de trabalho para alcance dos objetivos estabelecidos.
Planeja, coordena e monitora o desempenho de processos de trabalho no dia a dia, fomentando o alcance das metas e dos resultados esperados.

 

QUADRO II DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS TÉCNICAS 
 COMPETÊNCIAS   REFERENCIAIS DE DESEMPENHO 
 Softwares essenciais  Utiliza plenamente os softwares essenciais ao seu trabalho, tais como software de edição de textos, de planilhas eletrônicas ou de apresentações, dentre outros; 

Utiliza recursos de internet e intranet com facilidade, para pesquisas, buscas ou divulgação de informações relativas ao seu trabalho; 

Utiliza o(s) software(s) internos da organização, pertinentes ao seu setor/área de atuação, com. domínio suficiente para suas atividades. 

Redação de Documentos  Redige documentos variados com precisão gramatical, coesão e coerência, de acordo com a norma culta da língua Portuguesa; 

Segue os padrões de documentos da organização e do setor onde atua, zelando pelo bom fluxo de informações; 

Apresenta habilidade de edição de ofícios, atos normativos, certidões, despachos e outros documentos, de acordo com sua área de atuação. 

Domínio do Trâmite Processual  Conhece bem o trâmite dos processos do onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente; 

Possui boas noções sobre os trâmites da organização em geral, de forma a facilitar as movimentações processuais entre o seu setor e os demais; 

Possui boas noções sobre a estrutura organizacional, ao ponto de poder buscar ou fornecer informações de forma segura. 

Linguagem Técnica  Conhece a linguagem técnica específica de sua área de atuação, tanto na língua Portuguesa 

como eventualmente termos e siglas em outros idiomas; 

Aplica seus conhecimentos de linguagem técnica corretamente no contexto de seu trabalho, contribuindo para uma melhor com e e compartilhamento de informações no setor. 

Atendimento ao Público  Atende ao publico com confiança, fornecendo informações e orientações coerentes com os procedimentos internos; 

Sabe como dirigir um atendimento conforme o tipo de solicitação, caso ou demanda, com agilidade; 

Conduz uma conversa obedecendo às regras/etapas previstas, de forma respeitosa, visando um atendimento de qualidade. 

Cálculos Matemáticos  Apresenta bons conhecimentos em cálculos matemáticos relacionados às atividades de seu setor; 

Aplica seus conhecimentos em cálculos matemáticos na execução de suas atividades específicas, com precisão e atenção aos resultados. 

Conhecimento em Administração  Apresenta bons conhecimentos em Administração no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como gestão administrativa, em suas diferentes áreas, gestão de contratos e gestão de processos, de acordo com sua área de atuação; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

 

Conhecimento Financeiro/ Contábil 

Apresenta bons conhecimentos Financeiro/Contábil no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como orçamento, fluxo de caixa, arrecadação, tesouraria, tributação ou contabilidade geral; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

Conhecimento de Legislação  Apresenta bons conhecimentos dos atos legais e normativos gerais e específicos, que impactam o desenvolvimento de suas atividades diárias; 

Realiza suas atividades aplicando os conhecimentos essenciais ao seu setor específico, tais como leis, decretos, resoluções, portarias, instruções normativas, jurisprudências, pareceres vinculantes, dentre outros atos; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe e demais interessados em relação ao entendimento e aplicação de atos legais e normativos de seu domínio. 

Conhecimento em Gestão Pública  Apresenta bons conhecimentos em Gestão Publica no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Gestão Pública, tais como planejamento, orçamento, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

Conhecimento em Auditoria e Controle Interno  Apresenta bons conhecimentos em Auditoria e Controle Interno no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação; 

Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Auditoria e Controle Interno, tais como técnicas de auditoria e perícia, análise de riscos dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; 

Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. 

 

QUADRO III DO ANEXO I COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
 COMPETÊNCIAS REFERENCIAIS DE DESEMPENHO 
 Trabalho em Equipe  Compartilha informações e conhecimento com a equipe de trabalho;

Coopera com a equipe nas atividades e desafios diários; 

Respeita os integrantes de sua equipe e demais colaboradores; 

Auxilia os colegas em suas atividades e procura auxílio quando encontra dificuldades. 

Conduta profissional  Apresenta posicionamento coerente com as normas e procedimentos legais;

Demonstra transparência no trabalho realizado; 

Atua com ética e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos; 

Guarda a devida discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos referentes ao seu ambiente profissional; 

Segue as normas e as regras internas da organização. 

 

Comprometimento com trabalho 

Procura concluir suas atividades dentro dos prazos estipulados; 

Quando necessário, trabalha até além do horário para concluir atividades importantes, excepcionalmente; 

É assíduo e pontual no dia a dia de trabalho; 

É proativo em relação às demandas de trabalho, procurando soluções para antever futuros problemas. 

Atenção Concentrada  Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos operacionais;

Monitora e revisa seu trabalho, buscando identificar erros e corrigi-los em tempo; 

Demonstra capacidade de atenção concentrada, mesmo em momentos de picos de demanda de trabalho. 

Organização  Cria padrões e define procedimentos com vistas a agilizar o andamento do trabalho; 

Consegue cumprir suas tarefas e tem controle sobre suas ações sabendo corretamente o que já foi feito e o que falta fazer; 

Estrutura suas atividades e atua de acordo com os padrões e procedimentos previamente definidos; 

Sabe usar o tempo e os recursos disponíveis para cada tarefa. 

Comunicação  Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita; 

Utiliza-se de linguagem adequada a cada ambiente e tipo de interlocutor; Sabe ouvir e é paciente em prestar informações; 

Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas. 

Aprendizado e Atualização Profissional  Apresenta-se sempre disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos em geral, relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor; 

Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho; 

Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação. 

Relacionamento Interpessoal  Cria um ambiente amigável e agradável para o trabalho; 

Valoriza as relações, sabe elogiar, reconhecer o valor do outro e agradece;

Manifesta satisfação, disponibilidade e interesse em atender as pessoas;

Lida com conflitos com destreza, demonstrando tolerância e resiliência. 

Cordialidade  É cordial no atendimento ao público interno e externo; 

Apresenta boa vontade em ouvir, entender e atender às demandas que se apresentam;

Demonstra tolerância em situações conflituosas ou de difícil trato. 

Controle emocional  Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando a solução; 

Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho; 

Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas separando a razão da emoção; 

Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem se deixar envolver emocionalmente. 

Visão Sistêmica  Utiliza sua visão integrada dos processos, atividades e tarefas para garantir a qualidade do trabalho realizado; 

Avalia os impactos e reflexos das ações relacionadas à área em que atua e aos processos, atividades e tarefas sob sua responsabilidade, com vistas a minimizar efeitos negativos e identificar interfaces. 

Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade  Procura adaptar-se às situações novas de maneira positiva, visando a continuidade da qualidade dos serviços prestados; 

Lida com mudanças de maneira receptiva, com capacidade de ponderar pensamentos divergentes; 

Interage com seus superiores e com a equipe de trabalho fornecendo opiniões ou informações de maneira participativa, para que as mudanças necessárias sejam bem-sucedidas. 

 

ANEXO II 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

Competências do Secretário de Finanças 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Negociação e Solução de Conflitos 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
 

 

Competências do Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Foco em Resultado 
Tomada de decisão 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Softwares essenciais 
Domínio do Trâmite Processual 
Linguagem Técnica 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 

Trabalho em Equipe 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Comprometimento com o trabalho 
 
 
 
 

 

Competências do Gerente de Receitas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 

Negociação e Solução de Conflitos

Gestão de Processos 

Softwares essenciais

Redação de Documentos

Atendimento ao Público 

Conhecimento Financeiro/Contábil

Conhecimento de Legislação

Conhecimento em Gestão Pública 

Trabalho em Equipe

Conduta profissional 

Comprometimento com o trabalho

Atenção Concentrada

Comunicação 

Aprendizado e Atualização Profissional 

Relacionamento Interpessoal

Cordialidade 

 

Competências do Coordenador de Arrecadação 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Organização 
Relacionamento Interpessoal 
 
 
 

 

Competências do Coordenador de Fiscalização das Receitas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 
Foco em Resultado 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
Comunicação 

 

Competências do Gerente de Despesas 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Gestão Estratégica 
Gestão de Processos 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público Cálculos Matemãticos 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Organização Relacionamento Interpessoal 

 

Competências do Coordenador de Empenho 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Tomada de decisão 
Foco em Resultado 
Gestão Estratégica 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Flexibilidade para mudanças e adapta- 
bilidade 

 

Competências do Coordenador de Pagamento 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 

Foco em Resultado 

Gestão de Processos 

 

 

 

 

 

 

Softwares essenciais 

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual 

Cálculos Matemáticos 

Conhecimento Financeiro/Contábil 

Conhecimento de Legislação 

 

 

 

Trabalho em Equipe 

Conduta profissional 

Atenção Concentrada 

Comunicação 

Aprendizado e Atualização Profissional 

 

 

 

 

Competências do Gerente de Contabilidade e Controle 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Tomada de decisão 

Foco em Resultado 

Gestão de Processos 

 

 

 

 

Softwares essenciais 

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual 

Cálculos Matemáticos 

Conhecimento Financeiro/Contábil 

Conhecimento de Legislação 

 

Conduta profissional 

Trabalho em Equipe 

Comprometimento com o trabalho 

Atenção Concentrada 

Organização 

 

 

 

Competências do Coordenador de Controle e Programação 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Gestão Estratégica 
Gestão de Projetos 
Gestão de Processos 
 
 
 
 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Conhecimento em Auditoria e Controle 
Interno 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 

 

Competências do Coordenador de Orçamento e Contabilidade 
Gerenciais  Técnicas  Comportamentais 
Liderança 
Foco em Resultado 
Negociação e Solução de Conflitos 
Gestão de Processos 
 
 
 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Visão Sistêmica 
 
 

 

ANEXO III 

Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020 

Competências da Equipe da Gerência de Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento InterpessoalCordialidade  
Competências da Equipe da Gerência de Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal 
Cordialidade 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Arrecadação 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais

Redação de Documentos 

Domínio do Trâmite Processual

Cálculos Matemáticos

Conhecimento Financeiro/Contábil

Conhecimento de Legislação 

Trabalho em Equipe

Organização

Relacionamento Interpessoal

 

 

 

 

Competências da Equipe da Coordenadoria de Fiscalização das Receitas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
Comunicação 

 

Competências da Equipe da Gerência de Despesas 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Organização 
Relacionamento Interpessoal 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Empenho 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Pagamento 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
 
Competências da Equipe da Gerência de Contabilidade e Controle 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conduta profissional 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Organização 
 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Controle e Programação 
Técnicas  Comportamentais 
Redação de Documentos 
Atendimento ao Público 
Conhecimento em Administração 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Conhecimento de Legislação 
Conhecimento em Gestão Pública 
Conhecimento em Auditoria e Controle Interno 
 
Trabalho em Equipe 
Conduta profissional 
Comprometimento com o trabalho 
Atenção Concentrada 
Comunicação 
Aprendizado e Atualização Profissional 
Relacionamento Interpessoal 
Controle emocional 
Competências da Equipe da Coordenadoria de Orçamento e Contabilidade 
Técnicas  Comportamentais 
Softwares essenciais 
Redação de Documentos 
Domínio do Trâmite Processual 
Atendimento ao Público 
Conhecimento Financeiro/Contábil 
Cálculos Matemáticos 
Conhecimento de Legislação 
Trabalho em Equipe 
Comprometimento com o trabalho 
Comunicação 
Relacionamento Interpessoal 
Visão Sistêmica