RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 24/2020
Local de Publicação | Tipo de Matéria | Número do ato | Data do Ato | Disponibilizada em | Situação |
---|---|---|---|---|---|
TRIBUNAL DE JUSTIÇA | RESOLUÇÃO ÓRGÃO ESPECIAL | 24 | 05/11/2020 | 05/11/2020 | VIGENTE |
Ementa
Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.
Anexos
Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.
O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por meio do Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 05 de novembro de 2020,
CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que estabelece normas gerais para a organização dos serviços administrativos do Poder Judiciário do Estado do Ceará e prevê, no art. 65, a edição de Resolução com o fim de regulamentar as competências dos cargos em comissão e das equipes das unidades administrativas do Tribunal de Justiça e dos Fóruns da Comarca da Capital e do Interior;
CONSIDERANDO a importância de fortalecer a gestão por competências, de modo a aperfeiçoar a execução das atividades e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço;
RESOLVE:
Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Art. 2º Para fins desta Resolução, consideram-se:
I – competências gerenciais: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que integram e orientam esforços e recursos, bem como sustentam as demais competências essenciais ao cumprimento dos objetivos organizacionais;
II – competências técnicas: domínio de conhecimentos específicos de cada área, relacionados à formação acadêmica ou à escolaridade estabelecidas como requisitos para provimento dos cargos que integram o quadro de pessoal da organização;
III – competências comportamentais: comportamentos e atitudes observáveis do indivíduo que são essenciais para a boa execução das atividades e a consecução dos objetivos traçados.
Art. 3º As competências referidas no artigo 2º desta Resolução estão especificadas da seguinte forma:
I – referenciais de desempenho: anexo I;
II – competências pertinentes aos cargos em comissão: anexo II; e
III – competências pertinentes às equipes das unidades: anexo III.
Art. 4º A Secretaria de Finanças (Sefin) possui, em sua estrutura, os seguintes cargos em comissão:
I – Secretário de Finanças;
II – Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças;
III – Gerente de Receitas;
IV – Coordenador de Arrecadação;
V – Coordenador de Fiscalização das Receitas;
VI – Gerente de Despesas;
VIII – Coordenador de Empenho;
IX – Coordenador de Pagamento;
X – Gerente de Contabilidade e Controle:
XI – Coordenador de Controle e Programação;
XII – Coordenador de Orçamento e Contabilidade.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 05 de novembro de 2020.
Des. Washington Luis Bezerra de Araújo – Presidente
Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Durval Aires Filho
Des. Francisco Bezerra Cavalcante
Des. Carlos Alberto Mendes Forte
Des. Teodoro Silva Santos
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Maria Edna Martins
Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves
Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto
Des. Francisco Mauro Ferreira Liberato
ANEXO I
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
QUADRO I DO ANEXO I – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS | |
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO |
Liderança | Mobiliza as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados; Sabe dar e receber feedback, tendo em vista o desenvolvimento organizacional e individual; Busca desenvolver o potencial das pessoas e está sempre pronto para compartilhar conhecimentos; Empenha-se em formar novos líderes. Estabelece um processo eficiente e eficaz de comunicação. |
Tomada de decisão | Faz escolhas de forma ponderada e segura, levantando alternativas e buscando informações que auxiliem na tomada de decisão; Age proativamente, analisando as ameaças, as oportunidades e as alternativas possíveis; Toma a decisão no tempo adequado. |
Foco em Resultado | Administra o tempo, priorizando as atividades para a entrega dos resultados com qualidade e no prazo acordado; Monitora sistematicamente suas atividades, as das equipes com as quais trabalha e as da organização, comparando os resultados previstos com os resultados alcançados, realizando adequações com vistas ao alcance de resultados; Lida com desafios e situações inesperadas, assegurando a continuidade do trabalho. |
Negociação e Solução de Conflitos | Sabe lidar com as diferenças, respeitando a posição dos outros; Sabe articular parcerias internas e externas para o alcance de resultados adequados na negociação; Sabe dialogar com colaboradores em situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional; Estimula a cooperação entre os membros da unidade ou da organização. |
Gestão Estratégica | Utiliza metodologias e ferramentas de planejamento estratégico para elaboração e identificação de oportunidades de melhoria e inovação organizacional; Planeja e gerencia ações estratégicas, delegando-as e controlando-as de forma sistêmica; Mantém um alinhamento com as diretrizes estratégicas, missão, visão e valores, promovendo a integração e sinergia com os demais setores. |
Gestão de Projetos | Elabora/acompanha e avalia projetos para alcance dos objetivos estabelecidos, identificando fatores críticos e prioridades; Planeja e administra iniciativas estratégicas por meio de técnicas de gerenciamento de projetos, considerando principalmente tempo, escopo e recursos. |
Gestão de Processos | Define e articula diretrizes, indicadores, metas e regras de processo de trabalho para alcance dos objetivos estabelecidos. Planeja, coordena e monitora o desempenho de processos de trabalho no dia a dia, fomentando o alcance das metas e dos resultados esperados. |
QUADRO II DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS TÉCNICAS | |
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO |
Softwares essenciais | Utiliza plenamente os softwares essenciais ao seu trabalho, tais como software de edição de textos, de planilhas eletrônicas ou de apresentações, dentre outros;
Utiliza recursos de internet e intranet com facilidade, para pesquisas, buscas ou divulgação de informações relativas ao seu trabalho; Utiliza o(s) software(s) internos da organização, pertinentes ao seu setor/área de atuação, com. domínio suficiente para suas atividades. |
Redação de Documentos | Redige documentos variados com precisão gramatical, coesão e coerência, de acordo com a norma culta da língua Portuguesa;
Segue os padrões de documentos da organização e do setor onde atua, zelando pelo bom fluxo de informações; Apresenta habilidade de edição de ofícios, atos normativos, certidões, despachos e outros documentos, de acordo com sua área de atuação. |
Domínio do Trâmite Processual | Conhece bem o trâmite dos processos do onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente;
Possui boas noções sobre os trâmites da organização em geral, de forma a facilitar as movimentações processuais entre o seu setor e os demais; Possui boas noções sobre a estrutura organizacional, ao ponto de poder buscar ou fornecer informações de forma segura. |
Linguagem Técnica | Conhece a linguagem técnica específica de sua área de atuação, tanto na língua Portuguesa
como eventualmente termos e siglas em outros idiomas; Aplica seus conhecimentos de linguagem técnica corretamente no contexto de seu trabalho, contribuindo para uma melhor com e e compartilhamento de informações no setor. |
Atendimento ao Público | Atende ao publico com confiança, fornecendo informações e orientações coerentes com os procedimentos internos;
Sabe como dirigir um atendimento conforme o tipo de solicitação, caso ou demanda, com agilidade; Conduz uma conversa obedecendo às regras/etapas previstas, de forma respeitosa, visando um atendimento de qualidade. |
Cálculos Matemáticos | Apresenta bons conhecimentos em cálculos matemáticos relacionados às atividades de seu setor;
Aplica seus conhecimentos em cálculos matemáticos na execução de suas atividades específicas, com precisão e atenção aos resultados. |
Conhecimento em Administração | Apresenta bons conhecimentos em Administração no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como gestão administrativa, em suas diferentes áreas, gestão de contratos e gestão de processos, de acordo com sua área de atuação; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento Financeiro/ Contábil |
Apresenta bons conhecimentos Financeiro/Contábil no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como orçamento, fluxo de caixa, arrecadação, tesouraria, tributação ou contabilidade geral; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento de Legislação | Apresenta bons conhecimentos dos atos legais e normativos gerais e específicos, que impactam o desenvolvimento de suas atividades diárias;
Realiza suas atividades aplicando os conhecimentos essenciais ao seu setor específico, tais como leis, decretos, resoluções, portarias, instruções normativas, jurisprudências, pareceres vinculantes, dentre outros atos; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe e demais interessados em relação ao entendimento e aplicação de atos legais e normativos de seu domínio. |
Conhecimento em Gestão Pública | Apresenta bons conhecimentos em Gestão Publica no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Gestão Pública, tais como planejamento, orçamento, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento em Auditoria e Controle Interno | Apresenta bons conhecimentos em Auditoria e Controle Interno no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Auditoria e Controle Interno, tais como técnicas de auditoria e perícia, análise de riscos dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
QUADRO III DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS | |||
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO | ||
Trabalho em Equipe | Compartilha informações e conhecimento com a equipe de trabalho;
Coopera com a equipe nas atividades e desafios diários; Respeita os integrantes de sua equipe e demais colaboradores; Auxilia os colegas em suas atividades e procura auxílio quando encontra dificuldades. |
||
Conduta profissional | Apresenta posicionamento coerente com as normas e procedimentos legais;
Demonstra transparência no trabalho realizado; Atua com ética e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos; Guarda a devida discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos referentes ao seu ambiente profissional; Segue as normas e as regras internas da organização. |
||
Comprometimento com trabalho |
Procura concluir suas atividades dentro dos prazos estipulados;
Quando necessário, trabalha até além do horário para concluir atividades importantes, excepcionalmente; É assíduo e pontual no dia a dia de trabalho; É proativo em relação às demandas de trabalho, procurando soluções para antever futuros problemas. |
||
Atenção Concentrada | Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos operacionais;
Monitora e revisa seu trabalho, buscando identificar erros e corrigi-los em tempo; Demonstra capacidade de atenção concentrada, mesmo em momentos de picos de demanda de trabalho. |
Organização | Cria padrões e define procedimentos com vistas a agilizar o andamento do trabalho;
Consegue cumprir suas tarefas e tem controle sobre suas ações sabendo corretamente o que já foi feito e o que falta fazer; Estrutura suas atividades e atua de acordo com os padrões e procedimentos previamente definidos; Sabe usar o tempo e os recursos disponíveis para cada tarefa. |
Comunicação | Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita;
Utiliza-se de linguagem adequada a cada ambiente e tipo de interlocutor; Sabe ouvir e é paciente em prestar informações; Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas. |
Aprendizado e Atualização Profissional | Apresenta-se sempre disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos em geral, relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor;
Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho; Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação. |
Relacionamento Interpessoal | Cria um ambiente amigável e agradável para o trabalho;
Valoriza as relações, sabe elogiar, reconhecer o valor do outro e agradece; Manifesta satisfação, disponibilidade e interesse em atender as pessoas; Lida com conflitos com destreza, demonstrando tolerância e resiliência. |
Cordialidade | É cordial no atendimento ao público interno e externo;
Apresenta boa vontade em ouvir, entender e atender às demandas que se apresentam; Demonstra tolerância em situações conflituosas ou de difícil trato. |
Controle emocional | Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando a solução;
Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho; Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas separando a razão da emoção; Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem se deixar envolver emocionalmente. |
Visão Sistêmica | Utiliza sua visão integrada dos processos, atividades e tarefas para garantir a qualidade do trabalho realizado;
Avalia os impactos e reflexos das ações relacionadas à área em que atua e aos processos, atividades e tarefas sob sua responsabilidade, com vistas a minimizar efeitos negativos e identificar interfaces. |
Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade | Procura adaptar-se às situações novas de maneira positiva, visando a continuidade da qualidade dos serviços prestados;
Lida com mudanças de maneira receptiva, com capacidade de ponderar pensamentos divergentes; Interage com seus superiores e com a equipe de trabalho fornecendo opiniões ou informações de maneira participativa, para que as mudanças necessárias sejam bem-sucedidas. |
ANEXO II
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
Competências do Secretário de Finanças | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências do Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Foco em Resultado Tomada de decisão Gestão de Processos |
Softwares essenciais Domínio do Trâmite Processual Linguagem Técnica Cálculos Matemáticos Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe |
Competências do Gerente de Receitas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança
Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Softwares essenciais
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe
Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Cordialidade |
Competências do Coordenador de Arrecadação | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências do Coordenador de Fiscalização das Receitas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão Foco em Resultado Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização Comunicação |
Competências do Gerente de Despesas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Gestão Estratégica Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemãticos |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências do Coordenador de Empenho | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Tomada de decisão Foco em Resultado Gestão Estratégica Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional Flexibilidade para mudanças e adapta- bilidade |
Competências do Coordenador de Pagamento | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão
Foco em Resultado Gestão de Processos
|
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação
|
Trabalho em Equipe
Conduta profissional Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional
|
Competências do Gerente de Contabilidade e Controle | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão
Foco em Resultado Gestão de Processos
|
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação
|
Conduta profissional
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização
|
Competências do Coordenador de Controle e Programação | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Gestão Estratégica Gestão de Projetos Gestão de Processos |
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Conhecimento em Auditoria e Controle Interno |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências do Coordenador de Orçamento e Contabilidade | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Cálculos Matemáticos Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Visão Sistêmica |
ANEXO III
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
Competências da Equipe da Gerência de Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento InterpessoalCordialidade |
Competências da Equipe da Gerência de Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Cordialidade |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Arrecadação | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe
Organização Relacionamento Interpessoal
|
Competências da Equipe da Coordenadoria de Fiscalização das Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização Comunicação |
Competências da Equipe da Gerência de Despesas |
|
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Empenho | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Pagamento | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional |
Competências da Equipe da Gerência de Contabilidade e Controle | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Conduta profissional Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Controle e Programação | |
Técnicas | Comportamentais |
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Conhecimento em Auditoria e Controle Interno |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Orçamento e Contabilidade | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Cálculos Matemáticos Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Visão Sistêmica |
Texto Original
Dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nos termos da Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, alterada pela Lei Estadual nº 16.505, de 22 de fevereiro de 2018.
O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por meio do Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 05 de novembro de 2020,
CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a Lei Estadual nº 16.208, de 3 de abril de 2017, que estabelece normas gerais para a organização dos serviços administrativos do Poder Judiciário do Estado do Ceará e prevê, no art. 65, a edição de Resolução com o fim de regulamentar as competências dos cargos em comissão e das equipes das unidades administrativas do Tribunal de Justiça e dos Fóruns da Comarca da Capital e do Interior;
CONSIDERANDO a importância de fortalecer a gestão por competências, de modo a aperfeiçoar a execução das atividades e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço;
RESOLVE:
Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre as competências necessárias para ocupar os cargos em comissão e integrar as equipes das unidades que integram a Secretaria de Finanças (Sefin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Art. 2º Para fins desta Resolução, consideram-se:
I - competências gerenciais: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que integram e orientam esforços e recursos, bem como sustentam as demais competências essenciais ao cumprimento dos objetivos organizacionais;
II - competências técnicas: domínio de conhecimentos específicos de cada área, relacionados à formação acadêmica ou à escolaridade estabelecidas como requisitos para provimento dos cargos que integram o quadro de pessoal da organização;
III - competências comportamentais: comportamentos e atitudes observáveis do indivíduo que são essenciais para a boa execução das atividades e a consecução dos objetivos traçados.
Art. 3º As competências referidas no artigo 2º desta Resolução estão especificadas da seguinte forma:
I - referenciais de desempenho: anexo I;
II - competências pertinentes aos cargos em comissão: anexo II; e
III - competências pertinentes às equipes das unidades: anexo III.
Art. 4º A Secretaria de Finanças (Sefin) possui, em sua estrutura, os seguintes cargos em comissão:
I - Secretário de Finanças;
II - Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças;
III - Gerente de Receitas;
IV - Coordenador de Arrecadação;
V - Coordenador de Fiscalização das Receitas;
VI - Gerente de Despesas;
VIII - Coordenador de Empenho;
IX - Coordenador de Pagamento;
X - Gerente de Contabilidade e Controle:
XI - Coordenador de Controle e Programação;
XII - Coordenador de Orçamento e Contabilidade.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 05 de novembro de 2020.
Des. Washington Luis Bezerra de Araújo – Presidente
Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Desa. Francisca Adelineide Viana
Des. Durval Aires Filho
Des. Francisco Bezerra Cavalcante
Des. Carlos Alberto Mendes Forte
Des. Teodoro Silva Santos
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Maria Edna Martins
Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves
Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto
Des. Francisco Mauro Ferreira Liberato
ANEXO I
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
QUADRO I DO ANEXO I – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS | |
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO |
Liderança | Mobiliza as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados; Sabe dar e receber feedback, tendo em vista o desenvolvimento organizacional e individual; Busca desenvolver o potencial das pessoas e está sempre pronto para compartilhar conhecimentos; Empenha-se em formar novos líderes. Estabelece um processo eficiente e eficaz de comunicação. |
Tomada de decisão | Faz escolhas de forma ponderada e segura, levantando alternativas e buscando informações que auxiliem na tomada de decisão; Age proativamente, analisando as ameaças, as oportunidades e as alternativas possíveis; Toma a decisão no tempo adequado. |
Foco em Resultado | Administra o tempo, priorizando as atividades para a entrega dos resultados com qualidade e no prazo acordado; Monitora sistematicamente suas atividades, as das equipes com as quais trabalha e as da organização, comparando os resultados previstos com os resultados alcançados, realizando adequações com vistas ao alcance de resultados; Lida com desafios e situações inesperadas, assegurando a continuidade do trabalho. |
Negociação e Solução de Conflitos | Sabe lidar com as diferenças, respeitando a posição dos outros; Sabe articular parcerias internas e externas para o alcance de resultados adequados na negociação; Sabe dialogar com colaboradores em situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional; Estimula a cooperação entre os membros da unidade ou da organização. |
Gestão Estratégica | Utiliza metodologias e ferramentas de planejamento estratégico para elaboração e identificação de oportunidades de melhoria e inovação organizacional; Planeja e gerencia ações estratégicas, delegando-as e controlando-as de forma sistêmica; Mantém um alinhamento com as diretrizes estratégicas, missão, visão e valores, promovendo a integração e sinergia com os demais setores. |
Gestão de Projetos | Elabora/acompanha e avalia projetos para alcance dos objetivos estabelecidos, identificando fatores críticos e prioridades; Planeja e administra iniciativas estratégicas por meio de técnicas de gerenciamento de projetos, considerando principalmente tempo, escopo e recursos. |
Gestão de Processos | Define e articula diretrizes, indicadores, metas e regras de processo de trabalho para alcance dos objetivos estabelecidos. Planeja, coordena e monitora o desempenho de processos de trabalho no dia a dia, fomentando o alcance das metas e dos resultados esperados. |
QUADRO II DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS TÉCNICAS | |
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO |
Softwares essenciais | Utiliza plenamente os softwares essenciais ao seu trabalho, tais como software de edição de textos, de planilhas eletrônicas ou de apresentações, dentre outros;
Utiliza recursos de internet e intranet com facilidade, para pesquisas, buscas ou divulgação de informações relativas ao seu trabalho; Utiliza o(s) software(s) internos da organização, pertinentes ao seu setor/área de atuação, com. domínio suficiente para suas atividades. |
Redação de Documentos | Redige documentos variados com precisão gramatical, coesão e coerência, de acordo com a norma culta da língua Portuguesa;
Segue os padrões de documentos da organização e do setor onde atua, zelando pelo bom fluxo de informações; Apresenta habilidade de edição de ofícios, atos normativos, certidões, despachos e outros documentos, de acordo com sua área de atuação. |
Domínio do Trâmite Processual | Conhece bem o trâmite dos processos do onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente;
Possui boas noções sobre os trâmites da organização em geral, de forma a facilitar as movimentações processuais entre o seu setor e os demais; Possui boas noções sobre a estrutura organizacional, ao ponto de poder buscar ou fornecer informações de forma segura. |
Linguagem Técnica | Conhece a linguagem técnica específica de sua área de atuação, tanto na língua Portuguesa
como eventualmente termos e siglas em outros idiomas; Aplica seus conhecimentos de linguagem técnica corretamente no contexto de seu trabalho, contribuindo para uma melhor com e e compartilhamento de informações no setor. |
Atendimento ao Público | Atende ao publico com confiança, fornecendo informações e orientações coerentes com os procedimentos internos;
Sabe como dirigir um atendimento conforme o tipo de solicitação, caso ou demanda, com agilidade; Conduz uma conversa obedecendo às regras/etapas previstas, de forma respeitosa, visando um atendimento de qualidade. |
Cálculos Matemáticos | Apresenta bons conhecimentos em cálculos matemáticos relacionados às atividades de seu setor;
Aplica seus conhecimentos em cálculos matemáticos na execução de suas atividades específicas, com precisão e atenção aos resultados. |
Conhecimento em Administração | Apresenta bons conhecimentos em Administração no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como gestão administrativa, em suas diferentes áreas, gestão de contratos e gestão de processos, de acordo com sua área de atuação; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento Financeiro/ Contábil |
Apresenta bons conhecimentos Financeiro/Contábil no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos técnicos de seu setor específico, tais como orçamento, fluxo de caixa, arrecadação, tesouraria, tributação ou contabilidade geral; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento de Legislação | Apresenta bons conhecimentos dos atos legais e normativos gerais e específicos, que impactam o desenvolvimento de suas atividades diárias;
Realiza suas atividades aplicando os conhecimentos essenciais ao seu setor específico, tais como leis, decretos, resoluções, portarias, instruções normativas, jurisprudências, pareceres vinculantes, dentre outros atos; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe e demais interessados em relação ao entendimento e aplicação de atos legais e normativos de seu domínio. |
Conhecimento em Gestão Pública | Apresenta bons conhecimentos em Gestão Publica no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Gestão Pública, tais como planejamento, orçamento, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
Conhecimento em Auditoria e Controle Interno | Apresenta bons conhecimentos em Auditoria e Controle Interno no desenvolver de suas atividades diárias, em sua área de atuação;
Realiza suas atividades com domínio dos conhecimentos em Auditoria e Controle Interno, tais como técnicas de auditoria e perícia, análise de riscos dentre outros, conforme requerido em seu setor específico; Orienta, quando necessário, seus colegas de equipe em temas técnicos de seu domínio. |
QUADRO III DO ANEXO I — COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS | |||
COMPETÊNCIAS | REFERENCIAIS DE DESEMPENHO | ||
Trabalho em Equipe | Compartilha informações e conhecimento com a equipe de trabalho;
Coopera com a equipe nas atividades e desafios diários; Respeita os integrantes de sua equipe e demais colaboradores; Auxilia os colegas em suas atividades e procura auxílio quando encontra dificuldades. |
||
Conduta profissional | Apresenta posicionamento coerente com as normas e procedimentos legais;
Demonstra transparência no trabalho realizado; Atua com ética e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos; Guarda a devida discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos referentes ao seu ambiente profissional; Segue as normas e as regras internas da organização. |
||
Comprometimento com trabalho |
Procura concluir suas atividades dentro dos prazos estipulados;
Quando necessário, trabalha até além do horário para concluir atividades importantes, excepcionalmente; É assíduo e pontual no dia a dia de trabalho; É proativo em relação às demandas de trabalho, procurando soluções para antever futuros problemas. |
||
Atenção Concentrada | Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos operacionais;
Monitora e revisa seu trabalho, buscando identificar erros e corrigi-los em tempo; Demonstra capacidade de atenção concentrada, mesmo em momentos de picos de demanda de trabalho. |
Organização | Cria padrões e define procedimentos com vistas a agilizar o andamento do trabalho;
Consegue cumprir suas tarefas e tem controle sobre suas ações sabendo corretamente o que já foi feito e o que falta fazer; Estrutura suas atividades e atua de acordo com os padrões e procedimentos previamente definidos; Sabe usar o tempo e os recursos disponíveis para cada tarefa. |
Comunicação | Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita;
Utiliza-se de linguagem adequada a cada ambiente e tipo de interlocutor; Sabe ouvir e é paciente em prestar informações; Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas. |
Aprendizado e Atualização Profissional | Apresenta-se sempre disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos em geral, relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor;
Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho; Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação. |
Relacionamento Interpessoal | Cria um ambiente amigável e agradável para o trabalho;
Valoriza as relações, sabe elogiar, reconhecer o valor do outro e agradece; Manifesta satisfação, disponibilidade e interesse em atender as pessoas; Lida com conflitos com destreza, demonstrando tolerância e resiliência. |
Cordialidade | É cordial no atendimento ao público interno e externo;
Apresenta boa vontade em ouvir, entender e atender às demandas que se apresentam; Demonstra tolerância em situações conflituosas ou de difícil trato. |
Controle emocional | Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando a solução;
Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho; Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas separando a razão da emoção; Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem se deixar envolver emocionalmente. |
Visão Sistêmica | Utiliza sua visão integrada dos processos, atividades e tarefas para garantir a qualidade do trabalho realizado;
Avalia os impactos e reflexos das ações relacionadas à área em que atua e aos processos, atividades e tarefas sob sua responsabilidade, com vistas a minimizar efeitos negativos e identificar interfaces. |
Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade | Procura adaptar-se às situações novas de maneira positiva, visando a continuidade da qualidade dos serviços prestados;
Lida com mudanças de maneira receptiva, com capacidade de ponderar pensamentos divergentes; Interage com seus superiores e com a equipe de trabalho fornecendo opiniões ou informações de maneira participativa, para que as mudanças necessárias sejam bem-sucedidas. |
ANEXO II
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
Competências do Secretário de Finanças | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências do Assistente de Apoio Técnico da Secretaria de Finanças | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Foco em Resultado Tomada de decisão Gestão de Processos |
Softwares essenciais Domínio do Trâmite Processual Linguagem Técnica Cálculos Matemáticos Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe |
Competências do Gerente de Receitas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança
Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Softwares essenciais
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe
Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Cordialidade |
Competências do Coordenador de Arrecadação | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências do Coordenador de Fiscalização das Receitas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão Foco em Resultado Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização Comunicação |
Competências do Gerente de Despesas | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Gestão Estratégica Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemãticos |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências do Coordenador de Empenho | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Tomada de decisão Foco em Resultado Gestão Estratégica Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional Flexibilidade para mudanças e adapta- bilidade |
Competências do Coordenador de Pagamento | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão
Foco em Resultado Gestão de Processos
|
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação
|
Trabalho em Equipe
Conduta profissional Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional
|
Competências do Gerente de Contabilidade e Controle | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Tomada de decisão
Foco em Resultado Gestão de Processos
|
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação
|
Conduta profissional
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização
|
Competências do Coordenador de Controle e Programação | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Gestão Estratégica Gestão de Projetos Gestão de Processos |
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Conhecimento em Auditoria e Controle Interno |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências do Coordenador de Orçamento e Contabilidade | ||
Gerenciais | Técnicas | Comportamentais |
Liderança Foco em Resultado Negociação e Solução de Conflitos Gestão de Processos |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Cálculos Matemáticos Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Visão Sistêmica |
ANEXO III
Resolução do Órgão Especial n° 24 de novembro de 2020
Competências da Equipe da Gerência de Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento InterpessoalCordialidade |
Competências da Equipe da Gerência de Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Cordialidade |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Arrecadação | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais
Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe
Organização Relacionamento Interpessoal
|
Competências da Equipe da Coordenadoria de Fiscalização das Receitas | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização Comunicação |
Competências da Equipe da Gerência de Despesas |
|
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Organização Relacionamento Interpessoal |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Empenho | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Relacionamento Interpessoal Controle emocional Flexibilidade para mudanças e adaptabilidade |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Pagamento | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional |
Competências da Equipe da Gerência de Contabilidade e Controle | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Cálculos Matemáticos Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação |
Conduta profissional Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Organização |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Controle e Programação | |
Técnicas | Comportamentais |
Redação de Documentos Atendimento ao Público Conhecimento em Administração Conhecimento Financeiro/Contábil Conhecimento de Legislação Conhecimento em Gestão Pública Conhecimento em Auditoria e Controle Interno |
Trabalho em Equipe Conduta profissional Comprometimento com o trabalho Atenção Concentrada Comunicação Aprendizado e Atualização Profissional Relacionamento Interpessoal Controle emocional |
Competências da Equipe da Coordenadoria de Orçamento e Contabilidade | |
Técnicas | Comportamentais |
Softwares essenciais Redação de Documentos Domínio do Trâmite Processual Atendimento ao Público Conhecimento Financeiro/Contábil Cálculos Matemáticos Conhecimento de Legislação |
Trabalho em Equipe Comprometimento com o trabalho Comunicação Relacionamento Interpessoal Visão Sistêmica |