Comemoração dos 100 anos da Auditoria Militar é marcada por lançamento de livro e reconhecimento a serviços prestados
- 1037 Visualizações
- 08-02-2024
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) reuniu autoridades e membros da comunidade jurídica para celebrar o centenário da Auditoria Militar. A celebração foi realizada, nesta quinta-feira (08/02), no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza.
“O centenário da Justiça Militar é uma marca histórica que se torna ainda mais emblemática ao ser celebrada conjuntamente com os 150 anos do TJCE. Este momento nos convida a refletir e enaltecer a trajetória que nos trouxe até aqui. Essa vertente, ao longo dos anos, tem sido um ponto de convergência entre a expertise do juiz civil e a autoridade do magistrado togado do Tribunal de Justiça, aliados aos conhecimentos dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, no julgamento dos crimes militares”, afirmou o juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, titular da Vara de Auditoria Militar de Fortaleza.
Durante a cerimônia, o subtenente da Polícia Militar, Augusto dos Santos Gaspar, destacou a importância dos momentos históricos. “O que seria o tempo se não fossem os registros? Sem os registros jamais saberíamos o que está ao nosso redor”.
A comemoração também incluiu a entrega de certificados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça Militar do Estado do Ceará. Diversos profissionais e autoridades foram homenageados por seu comprometimento e dedicação ao longo dessas dez décadas, contribuindo para a eficiência e o funcionamento da Auditoria Militar, entre eles a juíza Antônia Dilce Rodrigues Feijão, primeira mulher titular da Vara de Auditoria Militar de Fortaleza.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Um dos destaques do evento foi o lançamento do livro “Manual de Aspectos Teóricos e Práticos de uma Justiça Centenária”, que registra a história, os desafios e as conquistas da Justiça Militar ao longo de sua trajetória centenária. A publicação tem como autores os representantes da auditoria militar: os subtenentes Augusto dos Santos Gaspar e Estanislau Ferreira Bié, além do cabo Victor Ribeiro Araújo Marques.
Acesse o e-book clicando AQUI.