Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua conclui 2023 com melhoria no atendimento à população e redução de demandas acumuladas

Ouvir: Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua conclui 2023 com melhoria no atendimento à população e redução de demandas acumuladas

As unidades ligadas à Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua encerram 2023 com um ótimo resultado e crescimento em relação a 2022. A Central de Cumprimentos de Mandados (Ceman) de Fortaleza, por exemplo, atingiu uma taxa de cumprimento de 91%. Dos 296.628 mandados distribuídos em toda Fortaleza durante o mesmo período, 270.997 foram cumpridos. A quantidade resultou em uma média mensal de 22.583 documentos entregues ou devolvidos às unidades judiciárias porque o oficial de justiça não encontrou o destinatário.

O resultado é 3,29% superior aos doze meses de 2022, quando foram cumpridos 266.690 mandados dos 303.010 que foram distribuídos. Um dos motivos da melhoria ocorreu por meio do saneamento das filas, que resultou na diminuição dos mandados acumulados no setor. A Ceman iniciou janeiro com 27.563 mandados pendentes de cumprimento e terminou dezembro com 20.108.

GERÊNCIA JUDICIÁRIA

Também integrada à Diretoria Executiva do Fórum Clóvis Beviláqua, a Gerência Judiciária (GJUD) conseguiu otimizar uma série de procedimentos. A Seção de Arquivo concluiu o ano com 2.892 demandas atendidas, um crescimento de 12,70% em relação a 2022, quando foram solucionadas 2.566 demandas.

Das 291 demandas solicitadas à Seção de Partilhas e Leilões, 285 foram atendidas, resultando em uma taxa de sucesso de 97,94%. No mesmo ano, foram solicitados 1.885 cálculos à Seção de Contadoria, sendo 2.036 cálculos atendidos. A fila de trabalho reduziu de 841 para 690 processos com cálculos pendentes (17,95% a menos).

Ao longo do ano, a Seção de Certidões monitorou a emissão de 261.922 certidões, sendo 209.954 online e 51.968 certidões manuais. Em 100% dos casos, os documentos foram disponibilizados no prazo de 48 horas. Já a média anual de atendimento no prazo das certidões emitidas de forma manual foi de 99.8% de cumprimento.

A Seção de Depósito Público atendeu 5.149 ofícios de unidades judiciárias para destinação de bens. Com isso, a fila de ofícios de destinação que iniciou 2023 com 1.239 pendências foi reduzida para 682 ao final do ano. Uma redução de 44,95%.

A Seção de Malotes entregou 1.756 correspondências e Serviço de Protocolo tratou 37.191 malotes digitais e realizou 29.484 malotes.

Ainda em 2023, foram realizadas no total de 114.933 distribuições cíveis pelo Serviço de Distribuições Cíveis, sendo 83.840 automáticas, 10.833 não automáticas e 20.260 redistribuições. Já o Serviço de Distribuições Criminais realizou 53.758 distribuições criminais, sendo 6.740 automáticas, 26.641 não automáticas e 20.377 redistribuições.