Esmec inicia o VIII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) iniciou, nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o VIII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. Os 14 novos juízes, empossados na última sexta-feira (12), participam da ação educacional que tem carga horária total de 480h/a, divididas em atividades teóricas, práticas e visitas técnicas, com foco na reflexão crítica do(a) educando(a) magistrado(a).
No primeiro dia, o curso contou com duas visitas técnicas. A primeira, no turno da manhã, teve o objetivo de apresentar os procedimentos da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), orientada pelo formador Carlos Olegário. A segunda visita, sob a supervisão do formador Raynes Viana, ocorreu na Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado do Ceará (UP-Máxima).
No decorrer do curso, os(as) novos(as) juízes(as) terão aulas sobre Técnicas de Atos Judiciais; Elaboração de Decisões e Sentenças; Filosofia do Direito; Tribunal do Júri, Juizados Especiais Cíveis e Criminais; além de matérias sobre práticas judicantes.
A formação é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem o objetivo de desenvolver as competências necessárias dos educandos(as) magistrados(as) recém-ingressos, para atuar com segurança e eficiência no exercício de suas atividades judicantes.