Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero 2021

Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero 2021: Esta publicação é resultado dos estudos conduzidos pelo Grupo de Trabalho estabelecido pela Portaria CNJ n. 27, de 2 de fevereiro de 2021, com o propósito de colaborar na implementação das políticas nacionais delineadas pelas Resoluções CNJ n. 254 e 255, de 4 de setembro de 2018. Essas resoluções se concentram no combate à violência contra as mulheres pelo Poder Judiciário e na promoção da participação das mulheres no Poder Judiciário, respectivamente. 

Compreende considerações teóricas sobre a questão da igualdade e também serve como um guia para garantir que os julgamentos realizados em diversos âmbitos da Justiça sejam pautados pelo princípio da igualdade e pela eliminação da discriminação em relação a todas as pessoas. 

+ Leia mais Publicações
  • Resolução CNJ nº 492, de 17 de março de 2023: Estabelece, para adoção de Perspectiva de Gênero nos julgamentos em todo o Poder Judiciário, as diretrizes do protocolo aprovado pelo Grupo de Trabalho constituído pela Portaria CNJ n. 27/2021, institui obrigatoriedade de capacitação de magistrados e magistradas, relacionada a direitos humanos, gênero, raça e etnia, […]

    Publicada em: 27/09/2023
  • Gênero e Direitos Humanos no Poder Judiciário Brasileiro: O documento enfatiza a relevância dos temas de gênero e direitos humanos na magistratura do Brasil. Foi elaborado por um coletivo de magistradas pesquisadoras que compõem o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça (GEPDI 11).  No estudo, foram analisadas as […]

    Publicada em: 27/09/2023
  • Recomendação CNJ nº 85, de 12 de janeiro de 2021: Dispõe sobre a observância de composição paritária na formação das Comissões Organizadoras e das Bancas Examinadoras de concursos públicos para ingresso na magistratura. 

    Publicada em: 27/09/2023