Magistrados e servidores discutem na Esmec propostas para o Plano Estratégico do Tribunal de Justiça (período 2015-2020)
Magistrados, assessores e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, estarão reunidos durante todo o dia de hoje (15/09) na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), discutindo propostas que irão nortear o Plano Estratégico Plurianual do Poder Judiciário para o período 2015-2020.
A abertura dos trabalhos foi feita pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico do TJCE, que falou sobre a importância do planejamento e pediu o empenho de todos para que seja feito um trabalho que atenda aos anseios não só dos que fazem a justiça estadual cearense, mas sobretudo dos jurisdicionados. A secretária de Planejamento do Tribunal, Diana Santos Pontes, explicou, em seguida, os passos para a elaboração do Plano.
Prestigiaram a abertura do encontro, no auditório da Esmec, os desembargadores Mário Parente Teófilo Neto, Carlos Alberto Mende Fortes, Sérgia Maria Mendonça Miranda e Raimundo Nonato Silva Santos; além do assessor especial da Presidência do TJCE, Luiz Eduardo de Menezes Lima.
As discussões prosseguirão até as 17 horas desta segunda-feira, em salas de aula da Escola da Magistratura. Indicados pelo Diretor da Esmec, Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, representam a Instituição nos debates os servidores Euwláudia de Figueiredo Fontenele Sampaio Cunha, Secretária Executiva; e Flávio José Moreira Gonçalves, Assessor Pedagógico.
.
ETAPAS
Para o encontro de hoje, com o pessoal da Capital e Região Metropolitana, foram convidadas 450 pessoas. Os trabalhos de coleta de informações das unidades que compõem o Judiciário estadual prosseguem nos dias 19, 22 e 26 de setembro, com magistrados e servidores das comarcas do Interior.
Os participantes vão se debruçar sobre os macrodesafios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a serem enfrentados pela justiça brasileira nos próximos cinco anos. Vão examinar os cenários internos e externos de sua unidade judiciária, os pontos fortes e fracos, e encaminhar suas propostas de melhorias ao Comitê Estratégico.
Haverá também uma reunião na Esmec, no dia 29/09, com um grupo de 60 pessoas (desembargadores, juízes e servidores), que irão refinar os diagnósticos e sugestões apontadas. Participarão também deste evento representantes da sociedade civil e de instituições ligadas, direta ou indiretamente, ao Judiciário (OAB, ACM, Defensoria, Cedeca etc.).
O Comitê Estratégico irá analisar, nos meses de outubro e novembro, as sugestões apresentadas e elaborar uma minuta de resolução sobre o Plano Estratégico, que será encaminhada à Presidência do TJCE, em dezembro. A confecção definitiva do Plano Estratégico 2015-2020 será feita pela Parceria Consultores Associados, empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 34/2014.