Cooperação institucional entre Urca e Esmec beneficia magistrados no Cariri
A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizou, na última sexta-feira (15/08), solenidade para assinatura de convênio de cooperação institucional com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Participaram da solenidade magistrados, docentes e coordenação do curso de Direito da Urca, além de alunos estagiários. A cerimônia contou com o Reitor em Exercício da Urca, professor Patrício Melo.
Ele destacou a importância dessa parceria com a instituição, num passo importante dentro dos projetos que já estão sendo desenvolvidos por meio do Curso de Direito da Urca, que tem passado por boas avaliações nos últimos anos.
Recentemente criou em parceria com o Fórum do Crato, o pioneiro Núcleo de Conciliação, contribuindo no processo de formação dos alunos da Instituição. Entre os objetivos do convênio, que torna pioneiro o início do processo de interiorização da Esmec no Cariri e Centro-Sul, está qualificação dos magistrados na Região. E esse projeto poderá ser o embrião do Polo Regional da Esmec.
O Diretor da Esmec, o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, destacou o início da parceria com a Urca, além de ressaltar o qualificado corpo docente da Instituição, já referência de ensino. Outro aspecto importante relacionado à parceria é a contribuição para o desenvolvimento regional. “Uma forma de reduzir a distância entre a teoria e a prática”, afirma o magistrado.
O Reitor em Exercício ainda ressaltou a parceria institucional para o aperfeiçoamento da magistratura e a estreita relação atualmente com o poder judiciário no que diz respeito ao processo de aperfeiçoamento. O juiz Direito do Juizado Especial, Ângelo Bianco, destaca a forma estratégica da chegada da Esmec, no interior do Estado, por meio do convênio direito com a Urca. O Desembargador ainda ressaltou que a Escola de Magistratura é atualmente credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. Ele ainda disse que a implantação da Escola no interior do Estado já pode ser representada como o primeiro passo para a implantação do Polo da Esmec no Cariri.
O convênio visa o aperfeiçoamento e qualificação dos quadros da magistratura e de servidores do poder judiciário do Estado do Ceará, envolvendo a oferta de cursos de extensão, palestras, workshops, entre outros cursos regulares de atualização e formação continuada. O convênio terá vigência de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.
Acesse AQUI o Convênio.