Seminário será encerrado nesta sexta-feira com várias palestras
No último dia do II Seminário Internacional de Direitos da Mulher, várias palestras estão sendo ministradas no auditório da Esmec, por convidados locais, de outros estados e países.
O primeiro painel de hoje (27/07), versando sobre “Justiça e gênero”, teve como presidente de mesa Maria Isabel da Silva, Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Atuaram como expositoras as seguintes convidadas: Maria Isabel Alves, Artista de Cabo Verde; Ana Maria Duarte Amarante Brito, Desembargadora e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e Maritza Suntura Juaniquina, Ministra do Tribunal Supremo de Justiça da Bolívia.
O painel seguinte, “Ações de enfrentamento à violência contra mulher” terá como presidente de mesa a desembargadora Francisca Adelineide Viana, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Serão expositoras Kátia Miguelina Jiménez Martinez, Juíza da República Dominicana; Maria Magnólia Barbosa da Silva, Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará; e Rosa Mendonça, Juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza.
Ainda pela manhã serão realizados dois painéis. Um versando sobre “Políticas Públicas para as Mulheres”, em que será presidente de mesa Gisele Souza de Oliveira, Juíza de Direito do Estado do Espírito Santo e membro da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB, atuando como expositores Cristina Maria Buarque, Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco; Mônica Barroso, Defensora Pública e Coordenadora Estadual de políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado do Ceará; e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
O último painel desta manhã será sobre “Direitos humanos das Mulheres”, cuja mesa será presidida por Violeta Maria de Siqueira Holanda, Gerente do Núcleo de Políticas de Sexualidade e Gênero da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Serão expositores: Ana Maria D’Ávila Lopes, Professora Doutora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Germana de Oliveira Moraes, Juíza Federal; e Joan Winship, International Association Of Woman Judges (IAWJ)
Para o período da tarde estão previstas as seguintes exposições:
15h00 ___ 5º Painel: Meios alternativos de solução de conflitos
Presidente de Mesa: Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima – Juíza de Direito do
Estado de Rondônia e membro da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB
Expositores:
Michelle Camelo – Defensora Pública do Estado do Ceará, com atuação na área de
Direitos Humanos
Cristina Zucchi – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP)
Sérgio Ricardo de Souza – Juiz de Direito e Vice-Diretor Presidente da Escola Nacional da
Magistratura (ENM)
16h00 ___ 6º Painel: Ações do CNJ de efetivação dos Direitos das Mulheres
Presidente de Mesa: Desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Coordenadora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB
Expositores:
Maria Cristina Irigoyen Peduzzi – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho e Conselheira
do CNJ
Ney José de Freitas – Desembargador Federal do Trabalho, Conselheiro do CNJ e
Presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania (Lei Maria da Penha)
17h00 ___ Intervalo para café
17h15 ___ 7º Painel: Relações Trabalhistas e questões de gênero
Presidente de Mesa: Loisima Barbosa Barcelar Miranda Schiess – Juíza do Trabalho do
Estado do Piauí e membro da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB
Expositores:
Antonio de Oliveira Lima – Procurador do Trabalho da 7ª Região
Judicael Sudário de Pinho – Juiz do Tribunal Regional da 7ª Região
18h30 ___ Homenagem Especial
Encerramento com o Desembargador Henrique Nélson Calandra – Presidente
da AMB