Seminário de Direito na Unifor discute Hermenêutica do Direito Civil-Constitucional
A Universidade de Fortaleza, por meio do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional, promove, nos dias 20 e 21 de agosto de 2012, o seminário A Construção Hermenêutica do Direito Civil-Constitucional, no Teatro Celina Queiroz. O objetivo do evento é discutir a instrumentalidade da hermenêutica civil-constitucional na análise das situações subjetivas existenciais e patrimoniais, primordialmente quanto à vida privada, à família e aos contratos.
Para a conferência de abertura, foi convidado o professor doutor Gustavo José Mendes Tepedino, professor titular de Direito Civil e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Direito Civil pela Universidade de Camerino (Itália), membro da Academia Internacional de Direito Comparado (Paris, França) e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), é também presidente do Instituto de Direito Civil. Em sua conferência magna, Tepedino abordará o tema “Caminhos para uma Hermenêutica civil-constitucional atenta à tutela da pessoa”.
O seminário marca não apenas o início das atividades do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, mas a inauguração da parceria entre a Unifor e a UERJ, celebrada pelo Projeto CASADINHO/PROCAD, aprovado pelo CNPq e Capes para fortalecer o Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional nas Relações Privadas, formado por docentes da Unifor. Durante o evento, também será lançada a edição 17.1 da Pensar, Revista de Ciências Jurídicas.
Fonte: site Unifor.