Judiciário estadual inaugura espaço no Fórum Clóvis Beviláqua para o Programa “Tempo de Justiça”
- 2224 Visualizações
- 27-04-2023
Inaugurada no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), nesta quinta-feira (27/04), a Sala do Programa “Tempo de Justiça”, que integra as ações do Pacto Por um Ceará Pacífico, uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), para o combate à violência e o estímulo a uma cultura de paz no Estado. Logo em seguida, o Comitê de Governança que coordena o Programa realizou sua primeira reunião mensal, nas dependências da Associação Cearense de Magistrados, no próprio FCB.
No encerramento do evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, destacou a importância da parceria entre os representantes do Tempo de Justiça. “Temos como prioridade dar condições para que todos possam desempenhar suas funções adequadamente. Nesse sentido, esse espaço aqui no Fórum é importante para atuação dos integrantes do Ceará Pacífico, de maneira que possamos avançar sempre.”
A desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, representantes do TJCE no Programa, reforçou o espírito de trabalho em equipe para o bom êxito das tarefas do grupo. “Agradeço muito a disponibilidade de todos. Esse projeto já nasceu bem-sucedido, e vai dar mais resultados. É importante que suas ações sejam bem executadas, e sei que a presença de todos aqui e a acolhida do Tribunal de Justiça mostra esse compromisso, no sentido de empreendermos os melhores esforços para o Programa. O desafio é grande!”.
Além das reuniões da equipe do Programa, composta por representantes dos Poderes e órgãos que integram o Sistema de Justiça, para discussão e realinhamento das ações conjuntas das metas de julgamento dos crimes dolosos contra a vida, com autoria identificada, ocorridos em Fortaleza, o local também será utilizado para avaliação e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento.
Também participaram da inauguração o procurador-geral do Ceará, Rafael Machado Moraes; o procurador-geral da Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; Representando a Vice-Governadoria do Estado, Paulo Ítalo; perito-geral do Estado, Júlio César Nogueira Torres; juíza Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; juíza Daniela Lima da Rocha, vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; juízes Marcos Aurélio Marques Nogueira, Jacinta Inamar Franco Mota Queiroz, Antônio Edilberto Oliveira Lima, Fábio Rodrigues Sousa, Luís Eduardo Girão Mota e Raimundo Lucena Neto, além da promotora de Justiça Márcia Lopes Pereira.
Presentes ainda a assessora de Prevenção à Violência da Casa Civil, Carla Melo da Escóssia; delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Teresa Cristina Cruz; o delegado Sérgio Pereira dos Santos, secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da Segurança; diretor do Departamento de Homicídios Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Gonçalves Pinheiro; e as assessoras de Gestão Previo da Casa Civil, Amora Matos Vasconcelos e Andreia Coelho Cela.