Presidente do TJCE recebe cientista de Harvard que vai avaliar Programa de Modernização do Judiciário cearense
- 3155 Visualizações
- 24-04-2023
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu nesta segunda-feira (24/04), o professor James Greiner, da Universidade de Harvard. O cientista está conduzindo uma avaliação experimental de impacto dos resultados do Programa de Modernização do Judiciário cearense. A missão, que segue até a próxima sexta (28), é acompanhada pelo economista Gastón Pierri Gonsebatt, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Advogado e cientista na área de estatística, o professor James Greiner trabalha com pesquisas para medir o progresso dos tribunais. Durante esta semana de avaliação do Judiciário cearense, ele vai “identificar as metas do Sistema de Justiça e ver o progresso que se tem feito através do Promojud junto com o Banco Interamericano e, além disso, verificar os alvos que já atingidos”.
Segundo o representante do BID, o Programa de Modernização do Judiciário cearense é uma das iniciativas mais relevantes da região na área de Justiça Digital. “É o primeiro projeto do Brasil Mais Digital, por isso é de suma importância gerar evidências dos efeitos a curto, médio e longo prazo. Parte da estratégia de acompanhamento do BID é formar alianças com universidades de primeiro nível, por isso convidamos o professor James Greiner e Harvard para participar do desenho e da implementação da avaliação com o objetivo de ter evidência rigorosa, robusta e objetiva de quais são os efeitos e os impactos que esse projeto tem não só para os usuários, que são os juízes e os servidores, como para a comunidade e para os beneficiários finais”.
O superintendente da Área Administrativa do Tribunal, Sérgio Mendes, e o servidor Marcelo Maia acompanharam a visita ao presidente. Em seguida, houve reunião com o juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Sá; o superintendente da Área Judiciária, Nilsiton Aragão; a secretária de Planejamento e Gestão do TJCE, Rafaela Lopes; coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud do Tribunal, Roberta Jucá; o professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor), Milton Sousa; e servidores da Justiça estadual que atuam na execução do Programa.
SAIBA MAIS
O Promojud tem a finalidade de promover uma mudança estrutural na Justiça do Ceará, com foco em transformação digital. Além de serviços mais céleres e efetivos, o Programa é voltado ao fortalecimento da governança e da gestão. Até 2026, serão investidos US$ 35 milhões, oriundos de empréstimos contraídos junto ao BID e de recursos próprios do Judiciário cearense. A operação de crédito do Promojud tem como mutuário o Governo do Estado do Ceará, sendo o TJCE o responsável pela execução do Programa.