Academia Cearense de Direito empossa a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira
- 2103 Visualizações
- 19-08-2022
A mais nova integrante efetiva da Academia Cearense de Direito (ACED), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi empossada durante solenidade promovida pela Instituição na noite dessa quinta-feira (18/08), no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A magistrada, terceira mulher a assumir a Presidência do Judiciário Estadual e com 35 anos dedicados à magistratura, assumiu a cadeira de nº 34 da ACED.
“É uma honra fazer parte desta Casa, onde conhecimento e prática convivem em harmonia frutífera, materializada na experiência dos respeitáveis profissionais das mais diversas áreas que a compõem. Agradeço a todos pela generosidade desta acolhida, sobretudo pela oportunidade de seguir contribuindo, com minha parcela de atuação, para as páginas da bela história do Direito no Ceará, especialmente no que diz respeito ao protagonismo feminino nesta caminhada, iniciada no Brasil, sempre é bom lembrar, pela cearense Auri Moura Costa, seguida por tantas outras advogadas e magistradas, cada vez em maior número, confirmando o espírito vanguardista dos cearenses”, destacou a chefe do Judiciário cearense.
A magistrada enfatizou as atividades da Academia, lembrando que a entidade contribui para a conservação do “patrimônio imaterial e de valor imensurável que é a convicção que compartilhamos sobre as qualidades e valores éticos e morais fundamentais para o exercício das nossas atividades. Essa é a verdadeira base sobre a qual construímos conhecimentos e práticas no exercício de nossas funções”.
Na posse, a nova integrante foi saudada pelo acadêmico José Valdo Silva, que a recepcionou oficialmente. O presidente da Academia, Roberto Victor Pereira, lembrou que a solenidade concretiza um convite feito há quase três anos. “Procuramos a desembargadora ainda em 2019, quando ocupava o posto de vice-presidente do TJCE, com esse convite para que ela ocupasse a cadeira de Carlos Roberto Martins Rodrigues, um dos nossos fundadores. Mas por causa da pandemia da Covid-19, a efetivação foi adiada para este ano de 2022. Pode ficar certa, presidente, que desde aquele dia a senhora já fazia parte desta Academia”.
CADEIRA Nº 34
A cadeira assumida pela desembargadora é patroneada pelo jurista cearense Carlos Roberto Martins Rodrigues. Escritor e professor de Direito Administrativo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), também exerceu a profissão de advogado, tendo presidido a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), de 1960 a 1963 e de 1970 a 1977. Carlos Roberto faleceu em julho de 2019.
“É uma imensa responsabilidade ocupar a Cadeira nº 34, que tem como patrono o inesquecível Roberto Martins Rodrigues. Professor e jurista, referência nacional no campo do Direito, intelectual influente na formação de novas gerações, Martins Rodrigues é exemplo de engajamento e desapego, merecidamente reconhecido e admirado pelo compromisso incondicional com os valores do humanismo e da democracia, legado que busco dignificar à frente do Tribunal de Justiça do Ceará e, a partir de hoje, na Academia Cearense de Direito”, disse a desembargadora.
Para ver mais fotos clique na GALERIA.