Polícia Militar concede medalha à presidente do TJCE durante comemoração dos 187 anos da corporação
- 1907 Visualizações
- 25-05-2022
Os relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), continuam sendo reconhecidos por instituições cearenses. Nesta terça-feira (24/05), a magistrada recebeu a Medalha Grande Mérito da Polícia Militar (PMCE), concedida pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado. A homenagem ocorreu durante a celebração dos 187 anos da Corporação.
“Sinto-me muito feliz em receber esta honraria concedida por tão nobre Corporação. Essa condecoração da PM ficará gravada na minha memória. Parabenizo a Instituição pela passagem dos seus 187 anos de existência”, agradeceu a presidente do TJCE.
Na ocasião, a desembargadora enfatizou o papel desempenhado pela PMCE. “A área da Segurança Pública é muito delicada e exige vocação, determinação e coragem dos policiais: homens e mulheres dignos de toda a nossa reverência. Todos dias, eles enobrecem esta honrosa Instituição, que foi criada em 24 de maio de 1835. A Polícia Militar do Estado vem se dedicando à sociedade cearense, fazendo um trabalho relevante na preservação da ordem pública, sua missão constitucional, mantendo vivo os ideais de preservação da ordem, tranquilidade das famílias e segurança dos cidadãos”.
O comandante-geral da PM, coronel Márcio Oliveira, agradeceu as parcerias dos órgãos estaduais e destacou que “os tempos modernos exigem das instituições ações efetivas e conectadas com a expectativa da sociedade, enquanto organismos de Estado, caminhando rumo à modernização dos processos administrativos e operacionais, visando levar ao cidadão cearense e àqueles que nos visitam, uma segurança pública de qualidade. Neste momento festivo, a Polícia Militar não poderia deixar de homenagear os agraciados como forma de gratidão, respeito e reconhecimento”.
A Medalha foi instituída para distinguir pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade. Além da presidente do TJCE, o juiz Paulo de Tarso, integrante do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos do Judiciário cearense, também foi condecorado com a honraria, assim como outras 10 personalidades cearenses.
Na oportunidade, o desembargador do TJCE e diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Francisco Luciano Lima Rodrigues, recebeu a Medalha do Mérito Policial. Além disso, foram entregues ainda as medalhas José Martiniano de Alencar a 187 homenageados.
Também estiveram presentes ao evento a governadora do Estado, Izolda Cela; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; e demais autoridades da área da segurança.
PERFIL
Maria Nailde Pinheiro Nogueira nasceu no Município de Aurora, Cariri cearense. É filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1982, tem curso de Especialização em Direito Processual Civil, também pela UFC, sendo a autora do livro ‘O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro’. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como escrevente no Cartório Miranda Bezerra. Em 1986, aprovada em concurso público, iniciou a carreira de magistrada na Comarca de Marco, em seguida passou por Jucás e Icó, e respondeu pelas Comarcas de Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós. Em 1992, foi promovida para Fortaleza. Na Capital, atuou na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões.
Em 2009, pelo critério do merecimento, assumiu como desembargadora do TJCE. No biênio 2015/2017, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ocupou a Presidência daquela Corte entre 2017 e 2019. Foi vice-presidente do Judiciário cearense (2019/2020) e atualmente é a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (2021/2023). Em março de 2022, a magistrada foi agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria do Estado. Em abril, foi condecorada com a Medalha Boticário Ferreira, concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza.
Para ver mais fotos clique na GALERIA.