Palestra sobre inovação aborda as tendências da tecnologia da informação para as instituições
- 890 Visualizações
- 25-08-2014
A Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nessa sexta-feira (22/08), a palestra Inovação em Gestão. O encontro, realizado no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, faz parte do II Ciclo de Palestras sobre Gestão Organizacional: Eficiência na Gestão Pública.
O palestrante foi o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Carvalho. “No futuro, tudo estará conectado em rede, não apenas celulares e computadores, mas veículos automotores, TVs, equipamentos médicos e até medidores de energia”, destacou o pesquisador, que também é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Paris, na França.
Segundo Fernando Carvalho, cada vez mais empresas estão optando pela armazenagem de dados em rede, em substituição aos grandes processadores (conhecidos como mainframes). O palestrante também abordou o conceito de nuvem e data center virtual. “O grande benefício é a significativa redução de custos, mas podem surgir problemas de privacidade. Da mesma forma que não sabemos de qual usina vem a energia elétrica que usamos, também não sabemos exatamente onde estão os dados”.
Outra tendência apontada por Fernando Carvalho é a crescente preocupação com o gerenciamento dos dados armazenados. “Esse é o conceito de análise de dados: gerar padrões e estratégias que indiquem as melhores decisões para a eficiência dos negócios”. Devido à dificuldade de administrar a grande quantidade de dados, várias instituições no exterior estão disponibilizando informações brutas em seus portais da transparência, para que os próprios cidadãos possam analisar esses dados. “Há inclusive ações, conhecidas como hackathons, que estimulam e premiam terceiros que analisam dados das empresas”, explicou.
A palestra Inovação em Gestão, voltada para os servidores do Judiciário estadual, contou com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE. Aos participantes será enviado o certificado via e-mail institucional, até o dia 5 de setembro.