Conteúdo da Notícia

Artesanato produzido por egressos do sistema carcerário ganha exposição no Shopping Parangaba

Artesanato produzido por egressos do sistema carcerário ganha exposição no Shopping Parangaba

Ouvir: Artesanato produzido por egressos do sistema carcerário ganha exposição no Shopping Parangaba

Exposição comemorativa ao primeiro ano do projeto Fábrica Escola foi aberta no Shopping Parangaba, em Fortaleza, nessa quinta-feira (03/04). A mostra, que reúne peças artesanais produzidas por apenados e egressos do sistema carcerário, permanece no local até o próximo dia 13.

A juíza titular da 2ª Vara de Execução Penal e corregedora de presídios, Luciana Teixeira de Souza, ressalta que a iniciativa está “contribuindo para a recuperação do apenado e de sua família, e, em consequência, harmonizando o convívio do cidadão em sociedade”. A magistrada é uma das idealizadoras do projeto.

Já o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execução Penal e um dos idealizadores da iniciativa, destacou que a “Fábrica Escola é um instrumento de pacificação social, que também contribui para com a conscientização do cidadão sobre a importância da ressocialização do apenado”.

O PROJETO

A Fábrica Escola tem sede na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza, e oferece oficinas artesanais, atendimento psicossocial, tratamento contra dependência química, assistência médica e orientação jurídica. Desde o início do projeto, 75 reeducandos já foram beneficiados. Atualmente, 33 estão participando diariamente das atividades.

A iniciativa é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

As comemorações do primeiro aniversário da Fábrica Escola seguem ao longo deste mês. De 22 a 25 de abril, a exposição poderá ser vista no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua. Já no próximo dia 30, haverá na sede do projeto, a partir das 16 horas, uma solenidade ecumênica, inauguração de loja para venda dos produtos e descerramento de placa em homenagem ao empresário Deusmar Queiroz.