Justiça do Ceará realiza 192 julgamentos durante I Semana Nacional do Tribunal do Júri
- 668 Visualizações
- 27-03-2014
O Poder Judiciário do Ceará promoveu 192 julgamentos de crimes dolosos contra a vida em Fortaleza e no Interior, durante a I Semana Nacional do Tribunal do Júri. O número corresponde a 59% das 325 sessões agendadas para o período de 17 a 21 de março. Em Fortaleza, dos 23 júris programados, 21 foram realizados.
O balanço final foi divulgado na tarde dessa quarta-feira (26/03). No Interior, ocorreram 171 sessões. A Comarca que promoveu mais julgamentos foi Parambu (distante 409 km da Capital), onde a juíza titular Ana Célia Pinho Carneiro realizou 11 dos 12 júris marcados. No Ceará, os trabalhos foram coordenados pela desembargadora Maria Iraneide Moura Silva.
Para a coordenadora, os números refletem o comprometimento com a mobilização. “Agradeço a todos os juízes, pois sei que se engajaram de forma exemplar”, destacou. Além da atuação dos titulares, o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, designou um grupo de juízes para, sem prejuízo das funções, atuar nas comarcas durante a Semana.
A força-tarefa teve como objetivo agilizar o julgamento de processos relativos aos crimes dolosos contra a vida. Foram priorizadas as ações penais que receberam denúncia até 31 de dezembro de 2009, como estabelece a Meta de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
A mobilização, que ocorreu em todo o Brasil, foi uma parceria entre Conselho Nacional de Justiça (CNJ), TJCE, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Procuradoria Geral de Justiça do Estado, Ministério da Justiça, Polícia Civil do Ceará e Defensoria Pública.