Implantação da Agenda 2030 será debatida, na próxima sexta-feira, em encontro promovido pelo TJCE
- 1831 Visualizações
- 07-03-2022
Na próxima sexta-feira (11/03), o Judiciário cearense dá mais um passo na implantação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai realizar um encontro para debater o tema e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento vai acontecer no formato virtual, a partir das 14h, e será transmitido pelo canal do TJCE no YouTube.
O encontro, presidido pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, é parte do projeto estratégico “Implantação da Rede Institucional da Agenda 2030”, do Plano Estratégico 2030 do Judiciário cearense, que tem como meta promover encontros entre setores, comitês, comissões e projetos que tratem de assuntos relacionados à Agenda 2030.
“Nós queremos levar conhecimento sobre a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a todos que integram o Tribunal de Justiça e a sociedade de uma forma geral. Especificamente no nosso tribunal, também queremos levar ao conhecimento de todos a formação de uma recente rede interna que reúne várias iniciativas do Tribunal de Justiça relacionadas aos ODS, onde nós podemos constatar várias ações do Tribunal de Justiça relacionadas ao tema”, ressaltou o responsável pelo projeto, juiz Ângelo Bianco Vetorazzi.
Na ocasião, haverá uma palestra da juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lívia Cristina Marques Peres. Em seguida, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) fará uma apresentação dos projetos estratégicos relacionados aos ODS, assim como demais setores cujas atuações se relacionam aos temas.
AGENDA 2030
A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.
No TJCE, todas as informações reunidas sobre o assunto estão disponibilizadas em uma seção. No local, é possível visualizar os 17 ODS detalhadamente, atos normativos, núcleos e comissões, além de todas as notícias relacionadas ao tema. Para acessar, basta clicar AQUI ou no menu do Portal do TJCE, em Institucional > Planejamento e Gestão.
O QUE SÃO ODS
A Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Os ODS são interligados e mesclam, de forma equilibrada, as dimensões econômica, social e ambiental. São uma lista de tarefas a serem cumpridas por governos, sociedade, setor privado e todos os cidadãos para um futuro sustentável.
Como exemplos de ODS da Agenda 2030 vinculados a projetos do Judiciário estão: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos; Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; e promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.