Conteúdo da Notícia

Justiça estadual já soma mais de 3,5 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

Justiça estadual já soma mais de 3,5 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Justiça estadual já soma mais de 3,5 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

O Poder Judiciário do Ceará obteve 3.543 acordos em menos de quatro dias de mobilização da Semana Nacional da Conciliação. Até as 12h desta quinta-feira (05/12), já haviam sido realizadas 8.795 audiências, com índice de 40,28% de êxito.

Na Capital, já ocorreram 2.404 audiências, com 790 acordos entre as partes. No Interior foram realizadas 2.753 conciliações em 6.391 audiências. O Juizado Especial de Iguatu foi a unidade que registrou o maior número de acordos até agora, com 206 casos solucionados das 433 sessões conciliatórias. Outro destaque é a Vara Única de Independência, que realizou 152 acordos em 188 audiências agendadas, totalizando 80,85%.

CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DO TJCE

No âmbito do 2º Grau, as audiências estão sendo realizadas na Central de Conciliação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Segundo o desembargador aposentado Pedro Regnoberto Duarte, que exerce a função de conciliador de 2ª Instância, os principais conflitos envolvem pagamento de indenização por instituições financeiras, seguradoras e planos de saúde. Por dia, são realizadas em média 45 audiências no Tribunal.

“O esforço têm surtido muito efeito. A conciliação, além de reduzir o número de ações que tramitam na Justiça, estabelece a paz entre as partes”, afirmou o magistrado. Também atuando como conciliador, o juiz aposentado José Eliezer Pinto lembrou a importância do comparecimento das partes litigantes para o sucesso da conciliação. “O jurisdicionado não pode perder essa oportunidade”.

A equipe de conciliadores de 2ª Instância é composta ainda pelo juiz Francisco Willo Borges Cabral e pela defensora pública Aspásia Cristina Dias Soares, também aposentados.

TURMAS RECURSAIS E JUIZADOS ESPECIAIS

As Turmas Recursais do Fórum Professor Dolor Barreira e os Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) de Fortaleza também mobilizam esforços durante a Semana Nacional de Conciliação.

No Fórum Professor Dolor Barreira participam as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Turmas, com audiências diárias em dois períodos (manhã e tarde), respeitando o calendário imposto pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE.

O procedimento também é aplicado nos Juizados Especiais da Capital. A juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, coordenadora dos JECCs e titular da 24ª Unidade, localizada na Faculdades Nordeste (Fanor), no bairro Dunas, elogiou a iniciativa. “Todos os juízes e servidores engajados no evento assumiram o compromisso e estão empenhados em realizar as conciliações da melhor forma possível, pois o objetivo principal é a pacificação social”.

FORÇA-TAREFA

A Semana da Conciliação, que ocorre entre 2 e 6 de dezembro, é uma iniciativa do CNJ em parceria com os tribunais do país. A mobilização no Ceará tem à frente o Nupemec, supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.