ARTIGO: Governança Humanizada no Judiciário
- 1219 Visualizações
- 08-11-2021
O Tribunal de Justiça do Ceará instituiu sua Política de Governança das Contratações Públicas, que se soma a outros instrumentos de gestão adotados nos últimos anos, dentro de um projeto de modernização das práticas administrativas do Poder Judiciário cearense.
São medidas que acompanham os melhores padrões internacionais, com foco na eficácia dos processos, na transparência, na sustentabilidade e na humanização das condições de trabalho e de atendimento ao público. Alguns resultados desse esforço podem ser conferidos no Relatório Justiça em Números 2021, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, que mostra o Judiciário cearense avançando para a 6a posição no ranking nacional de produtividade, com menor custo por habitante do País.
É importante lembrar que as boas políticas de governança adotadas pela Justiça do Ceará refletem, antes de tudo, o compromisso de profissionais dedicados ao serviço público e de um conjunto de valores que inspiram decisões de gestão. As técnicas são indispensáveis porque organizam o desejo de bem servir, mas sozinhas, são limitadas. É preciso vontade, devidamente compartilhada em equipe, para colocá-la em prática, atualizando modelos e aperfeiçoando procedimentos.
Desse modo, para que mudanças e adaptações sejam bem efetivadas, é necessário desenvolver continuamente na Instituição uma cultura da boa governança, mesmo nas mais diferentes circunstâncias. Durante a pandemia, por exemplo, dos momentos de restrição até a retomada gradual das atividades presenciais, observamos os protocolos sanitários e adotamos novas práticas de trabalho para garantir, da forma mais segura, a manutenção dos serviços e o acesso da comunidade à Justiça. Noções de responsabilidade profissional e social se aliaram a programas de capacitação e planejamento, com clareza de objetivos, conectando lições do passado com desafios do presente e metas para o futuro.
Isso tudo nos faz fortalecer a convicção de que as modernas ferramentas administrativas certamente nos ajudam a progredir, sem esquecer que a atenção com o componente humano é a verdadeira essência para uma boa política de gestão no serviço público.
Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará