Presidente do TJCE participa de evento comemorativo pelos 96 anos do Corpo de Bombeiros do Estado
- 1358 Visualizações
- 06-08-2021
Qual a mensagem que você gostaria de enviar para as futuras gerações? Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, em comemoração por seus 96 anos, está reunindo vários documentos, mensagens, partitura de música, cédulas, projetos, boletins de notícias do dia e registros da pandemia em uma cápsula do tempo que só será aberta daqui a trinta anos. A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta (06/08), na sede do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza.
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou da solenidade e foi uma das autoridades que teve a sua mensagem encapsulada. “É um momento histórico, festivo, em que comemoramos o trabalho de uma corporação que salva vidas. Esta cápsula do tempo é uma ideia maravilhosa, pois pessoas de várias instituições puderam colocar os seus desejos de como esperam o mundo para 2051”, enfatizou a presidente.
A presidente do TJCE ainda revelou o que escreveu na mensagem. “Escrevi meu desejo, que as pessoas continuem acreditando no Poder Judiciário. Hoje temos um trabalho de muita credibilidade através de ações céleres, e meu desejo é que daqui a 30 anos esta velocidade, produtividade, seja cada vez maior. Meu desejo também é que a paz social seja elevada”, afirmou.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo Roque de Araújo, ressaltou que a cápsula do tempo vai permitir à sociedade ter memórias da corporação e do momento atual em que a sociedade vive. “Daqui a trinta anos, nós vamos resgatar essas memórias que fazem parte não só da história da corporação, mas de toda a sociedade através de todos estes documentos selecionados que estão na cápsula”, disse.
O tradicional prédio do Corpo de Bombeiros, no Centro de Fortaleza, recebeu a pedra fundamental do Museu do Corpo de Bombeiros. “Vamos transformar este espaço em um aparelho de cultura para população, no bairro importante para a cidade que é a Jacarecanga. O casarão abrigará exposições permanentes com obras de arte, viaturas, peças e livros que fizeram a história”, esclareceu o comandante.
Em 2022, a instituição, assim como vários órgãos da Segurança, será transferida para o Centro Integrado da Segurança Pública (CISP), que fica entre as avenidas Borges de Melo e Aguanambi, em Fortaleza.
Confira mais imagens do evento na nossa Galeria.