Conteúdo da Notícia

Varas Cíveis terão dados inseridos no Sistema de Automação da Justiça

Varas Cíveis terão dados inseridos no Sistema de Automação da Justiça

Ouvir: Varas Cíveis terão dados inseridos no Sistema de Automação da Justiça

Os processos das Varas Cíveis de Fortaleza que tramitam no Sistema Processual (SPROC) terão os dados migrados para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), a partir desta sexta-feira (21/06). A medida foi anunciada pelo diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, durante reunião realizada nesta segunda-feira (17/06), com magistrados e diretores de secretaria das referidas unidades.

O juiz diretor ressaltou que, dessa forma, as unidades terão de lidar apenas com um software, o que facilita o gerenciamento do acervo, evita retrabalho e dá maior celeridade à prestação jurisdicional. A previsão é de que a migração das 30 Varas Cíveis seja concluída no dia 10 de julho (ver cronograma 1).

Além disso, será feita a digitalização de parte do acervo processual que ainda tramita em meio físico (papel). Nessa etapa, serão contempladas as ações iniciadas durante o ano de 2012. Segundo o diretor, isso representa quase 35 mil processos que serão convertidos em arquivos digitais, melhorando o espaço físico das unidades.

A digitalização terá início no dia 24 de junho e será feita no próprio Fórum. O trabalho será realizado pela equipe do Departamento de Informática, com acompanhamento de um servidor disponibilizado por cada Vara. A conclusão está prevista para o dia 18 de março do próximo ano (ver cronograma 2).

Também participaram da reunião o secretário executivo da Diretoria, Wilton Bessa; o coordenador das Varas Cíveis, de Família e de Sucessões, José Maria dos Santos Sales; e o diretor do Departamento de Informática, Leandro da Silva Taddeo.