Servidores do Poder Judiciário participam de aulas práticas do curso de Formação de Brigadistas
- 735 Visualizações
- 06-06-2013
Os servidores do Poder Judiciário que participam do curso de Formação de Brigadas de Incêndio tiveram aulas práticas nesta quinta-feira (06/06). A capacitação ocorreu no Campo de Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndio do Corpo de Bombeiros (4ªSB/1ºGB), no bairro José Walter, em Fortaleza. O curso reuniu a equipe do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Comarca de Maracanaú, a 25 km da Capital, totalizando 40 brigadistas.
O tenente Jair Wellington Gomes da Silva, respondendo pelo Comando do Corpo de Bombeiros, recepcionou os participantes. O sargento Salviano Ribeiro dos Santos Filho e o cabo Xisto Soares da Silva, da 8ª Seção do Corpo de Bombeiros, instruíram os servidores, que também foram auxiliados pelo capitão Francisco Jacques Braga da Costa. Primeiro eles colocaram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Em seguida, foram repassadas orientações sobre o uso correto de extintores e mangueiras.
A capacitação também incluiu combate a princípios de incêndio. Foram usados extintores com água pressurizada (para debelar fogo em material sólido), com pó químico seco (uso em líquido inflável) e gás carbônico (destinado a equipamentos energizados). Os brigadistas ainda aprenderam a resgatar vítimas. Em outro momento, foram para ambiente confinado e com fogo.
Francilene da Silva Gomes, servidora da 1ª Vara Cível de Maracanaú, gostou da experiência. “No início fiquei aflita com a fumaça. Mas depois, quando me controlei e segui as instruções, fiquei bem. Achei ótimo porque agora sei como agir em casos de emergências e posso salvar vidas”.
A servidora Paula Raquel, do TJCE, também considerou bastante proveitoso o treinamento prático. “Já somos capazes de detectar riscos dentro do ambiente de trabalho e sabemos como agir se for necessário”. Alexandre de Castro Machado, da assessoria de Cerimonial do Tribunal, disse que “a aproximação do risco real foi muito construtiva”.
A comandante da 8ª Seção, major Roberta Barbosa Monteiro, avaliou como positiva essa fase do curso. “Percebo é que os brigadistas têm muita força de vontade e estão sempre tentando se superar. Eles estão preparados para prevenir e servir”. Ainda segundo a major, mensalmente serão realizadas reuniões entre os servidores capacitados. Além disso, a cada trimestre eles participarão de novos treinamentos.
A formação de brigadistas é uma iniciativa da Assistência Militar do TJCE e da 8ª Seção de Bombeiros. A capacitação teve início nessa segunda, dia 3, e segue até esta sexta-feira (07/06), totalizando 20h/a.
O curso também será realizado no Fórum Clóvis Beviláqua, no período de 10 a 14/06. Em segunda etapa, serão beneficiadas 12 comarcas do Interior do Estado.
A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige que em todas as edificações e áreas de risco acima de 750 metros quadrados ou mais de dois pavimentos, haja uma Brigada de Incêndio. A portaria exclui as edificações residenciais unifamiliares.