Gestão e organização elevam produtividade em até 249% durante TeleTrabalho
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- 29-06-2020
A servidora Dionísia Teixeira Mendes desenvolveu ainda mais seu perfil de gestora durante a pandemia, o que tem contribuído para que a unidade onde atua alcance bons resultados. Conheça essa história em mais uma reportagem da série #MEUTRABALHOEMCASA
Algumas pessoas têm características que identificam seu perfil pessoal e profissional. As capacidades de liderança e gestão combinadas com o hábito de organização e critério nos procedimentos sempre foram evidentes na servidora Dionísia Teixeira Mendes, mas foi durante a pandemia de Covid-19, enfrentando o desafio de manter as atividades da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, que a supervisora da unidade se sobressaiu com suas qualidades inatas. Diante do novo cenário sem trabalho presencial, ela conduz a equipe de seis colaboradores com disciplina nas rotinas estabelecidas e sensibilidade para compreender as angústias dos colegas em tempos de isolamento social. O resultado foi um aumento de produtividade na ordem de 249% logo no primeiro mês da pandemia.
“Minha primeira preocupação durante o isolamento foi com as ferramentas de trabalho dos colegas. Tivemos alguns dias para nos adaptarmos, mas o trabalho da Central de Atendimento CATI foi excelente, nos deram todo o suporte e tiraram quaisquer dúvidas com tutoriais”, ressalta Dionísia. Ela recebeu em casa um computador com duas telas, cedido temporariamente pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), facilitando a rotina. “Pra mim é essencial. Melhora a visualização dos documentos e auxilia no atendimento das partes e advogados, que é da minha responsabilidade”.
A servidora é bacharel em Direito e atua no Judiciário desde 1994, com passagem pelas Comarcas de Sobral e Fortaleza, nesta última desde 2010, já na função de supervisora da atual unidade. A experiência adquirida e a capacidade de liderança fizeram com que a gestão dos procedimentos na 22ª Vara Cível tenha sido remodelada durante a pandemia, respeitando a dinâmica diferente de cada pessoa, mas focada em metas de produção. “Criamos um grupo de comunicação pelo WhatsApp, que facilita muito. Estabeleci horários para atender o público e escala dos colegas. Fizemos um cronograma das atividades e temos metas discutidas em reuniões semanais, além de boletins diários matinais de produção para cada membro da equipe”.
PRODUTIVIDADE E DESENVOLVIMENTO
Com a supervisora, um analista, uma assistente e três estagiários de Direito, a unidade deu respostas bem positivas, através da perceptível maior participação de cada colaborador. “Com horários flexibilizados, vi que além de a produtividade aumentar tremendamente, todos se desenvolveram. Estou fazendo um curso online sobre gestão, que é um tema que me interesso e me identifico muito. Estudo de noite e aplico os conhecimentos com a equipe”.
Todo o esforço, segundo a supervisora, tem o apoio da juíza titular da 22ª Vara Cível, Valdenisa de Sousa Bernardo, que contribui para que o trabalho flua de forma saudável, orientando a equipe e mostrando preocupação com o bem-estar e a adaptação de cada colaborador.
Já pensando na adequação da unidade ao plano de retomada das atividades presenciais apresentado pelo TJCE, a supervisora adianta que o que foi aprendido e aperfeiçoado durante o isolamento deverá ser mantido. “A magistrada está considerando a possibilidade de adaptarmos os turnos e termos rodízio de home office tanto durante o período da retomada quanto depois. A juíza é muito flexível, desde que sejam garantidos o bom atendimento às partes e que a prestação jurisdicional seja feita a contento. O foco é mantermos a produtividade”.
DINÂMICA PESSOAL
Dionísia também faz escala para administrar bem seu tempo em casa, quando alterna as horas de trabalho com os momentos para se dedicar como mãe, organizar a casa, estudar e cuidar da saúde. “É necessário um dinamismo muito grande. Moro com meu filho e ele é um parceirão. Além de estudar, ele faz supermercado e ajuda na limpeza. Eu divido o tempo trabalhando e fazendo cursos, como o de gestão de equipes e um que o Fórum Clóvis Beviláqua está oferecendo online, o ‘FCB+Q, voltado para qualidade no atendimento e melhoria das nossas habilidades pessoais”.
Até o tempo que a supervisora perdia nos deslocamentos entre o local de trabalho e sua residência está sendo utilizado de forma mais produtiva. “Também cuido de mim. O Fórum oferece atendimento virtual psicológico e nutricional para os colaboradores. Fiz o acompanhamento com a nutricionista, que é bem atenciosa, e estou me alimentando melhor. Também comecei a praticar meditação, porque acho que o lado emocional conta muito. Estou sem visitar meus pais idosos em Sobral e tenho que saber lidar com isso da melhor forma”.
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