Fórum de Fortaleza divulga resultados do plano estratégico e da pesquisa de satisfação com usuários
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- 17-12-2020
A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) realizou, nesta quarta-feira (16/12), a Reunião de Análise da Estratégia (RAE) 2020.2, com a participação de gestores e colaboradores da Comarca de Fortaleza, em evento transmitido virtualmente. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados obtidos no Plano Estratégico 2019-2020 do Fórum e nas pesquisas de satisfação, elaboradas junto ao público interno e externo.
Em um trabalho norteado pela gestão humanizada, a Diretoria concluiu 2020 com índice de execução de 83,98% das metas, superando o resultado do ano passado, que foi de 79,87% de cumprimento. “Gostaria de demonstrar meu profundo agradecimento e reconhecimento aos servidores e magistrados, que por meio de críticas e sugestões nos ajudaram a construir esse trabalho. Ao longo do tempo, fomos aprimorando as técnicas de acompanhamento das ações, usando como ferramentas principais o planejamento estratégico e as pesquisas de satisfação. Essa reunião é uma prestação de contas e uma forma de expressar gratidão”, declarou a diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo. O juiz Edson Feitosa, vice-diretor do FCB, também reforçou a importância de manter o espírito de equipe para o alcance dos objetivos.
Segundo explicou o gestor do Núcleo de Governança, Elber Gonçalves, a pandemia de Covid-19 exigiu inovação e revisão dos processos de trabalho, para manter a continuidade das ações. “Mesmo com metas ainda mais desafiadoras e enfrentando uma pandemia desde março, obtivemos resultados excelentes. Se conseguimos realizar tudo isso, temos condição de fazer muito mais em prol do cidadão”, disse.
Entre as principais ações estratégicas concluídas estão o Projeto de Aperfeiçoamento dos Servidores em Qualidade no Atendimento, a instalação de praças climatizadas para o público, o plano de comunicação visual, a ativação das catracas de acesso e as obras de requalificação do entorno.
Além dos indicadores alcançados ao longo de 2020, houve a divulgação de outras ações estratégicas a serem concluídas ou implementadas, entre elas a ampliação da estrutura da Central de Atendimento, a expansão da sistemática de distribuição automática para competências cíveis e a definição de fluxo de leilão de bens em processos cíveis, além da conclusão da digitalização de todo o acervo físico remanescente, prevista para janeiro de 2021.
O servidor Paulo Oliveira, que acompanhou a reunião, externou seu contentamento com o caráter humano da Gestão. “A juíza Ana Cristina não só se limitou a gerir o Fórum, mas transformou a relação entre Direção e servidores em algo mais humano e igualitário”. Ele também elogiou iniciativas de valorização do servidor como o projeto “O palco é seu” e a parceria para cadastrar e incluir os ambulantes do entorno do prédio. “Senti orgulho de ser servidor”, completou.
USUÁRIOS SATISFEITOS
A pesquisa para medir o nível de satisfação junto ao público externo foi realizada de 19 de novembro a 4 de dezembro nas modalidades presencial e remota, com apoio da Central de Atendimento Judicial (CAJ) e das unidades vinculadas à Diretoria. Contou com a participação de 713 pessoas entre advogados e cidadãos com processos na Justiça. Desse total, 96,28% demonstraram satisfação com a cordialidade no atendimento da Recepção do Fórum, item mais bem avaliado da pesquisa.
No índice de satisfação geral do usuário externo, 73,91% deram feedback positivo, superando em 5% a meta estabelecida para este ano. Outros itens com maior grau de satisfação foram a clareza nas informações prestadas e limpeza e organização dos espaços.
PESQUISA INTERNA
Já a pesquisa interna ocorreu entre os dias 1º e 15 de dezembro, com o objetivo de avaliar a percepção de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários lotados na Comarca de Fortaleza sobre os serviços prestados pela Diretoria do FCB e suas unidades, além de colher sugestões de melhoria do ambiente e da qualidade do trabalho. Participaram 436 pessoas, superando a consulta realizada no ano anterior, quando foram preenchidos 366 formulários. Houve também aumento do índice de satisfação, com 89,78% dos colaboradores avaliando positivamente a Gestão do Fórum. Em 2019, esse número foi de 81,69%.
A pesquisa abordou aspectos relacionados ao cotidiano do público interno, como Atendimento, Capacitação e Gestão de Pessoas, Comunicação Interna e Infraestrutura, Recursos e Limpeza. O formulário eletrônico da pesquisa interna foi construído pela Gerência de informática, e disponibilizado na página da Intranet, com garantia de sigilo e segurança dos dados.