Irmãos acusados de homicídio e de tentativa de assassinato serão levados a júri popular
- 830 Visualizações
- 21-09-2012
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (24/09), às 13h30, os irmãos Francisco dos Santos da Silva e Francisco Gerson dos Santos Pinheiro. Eles são acusados da morte de Francisco Monteiro de Lima e da tentativa de homicídio contra D.M.M.D.
Os crimes ocorreram no dia 25 de junho de 2010, por volta das 18h50, no bairro Pici, em Fortaleza. De acordo com o Ministério Público estadual, os irmãos e alguns amigos jogavam baralho próximo à residência de familiares de Francisco Monteiro. Ele chegou embriagado e tentou atrapalhar o jogo, mas foi levado pela irmã ao interior da casa e a situação voltou ao normal.
Minutos depois, quando o homem voltava para o local onde reside, foi abordado pelos acusados. Francisco dos Santos efetuou um disparo no tórax da vítima, que faleceu no local.
Em seguida, a dupla se encontrou com D.M.M.D., sobrinho de Francisco Monteiro. Segundos os autos, eles afirmaram que também iriam matar o rapaz. Os acusados fizeram dois disparos, mas D.M.M.D. conseguiu fugir sem ser atingido.
Em depoimento, Francisco dos Santos assumiu ter cometido o assassinato e a tentativa, mas alegou que agiu em legítima defesa, porque Francisco Monteiro teria tentado acertá-lo com uma faca. Francisco Gerson negou participação.
Os réus serão julgados por homicídio qualificado (motivo fútil) e por tentativa de assassinato. A sessão terá à frente o juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, titular da 2ª Vara. A acusação ficará a cargo da promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e a defesa será feita pelo defensor público Gelson Azevedo.
O julgamento faz parte da programação do Mutirão do Júri da Comarca de Fortaleza, que termina no próximo dia 28.