Programa Justiça e Cidadania promove palestra para alunos do Liceu do Conjunto Ceará
- 1646 Visualizações
- 19-09-2012
A juíza Maria Regina de Oliveira, da 1ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua, esteve, nesta quarta-feira (19/09), com alunos do Liceu do Conjunto Ceará. A magistrada proferiu palestra dentro do programa Justiça e Cidadania, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Durante o encontro, a juíza explicou como funciona o Poder Judiciário estadual, mostrou fotos da sede do TJCE e falou das funções do Juizado Especial Móvel e das Turmas Recursais. Em seguida, respondeu às dúvidas apresentadas pelos alunos.
Para a magistrada, os jovens são importantes divulgadores das informações do Poder Judiciário. “Quem está mais próximo aos pais são os filhos e eles são multiplicadores dessas informações”, ressaltou. A juíza destacou ainda o papel da escola, “local onde se aprende a ser cidadão e a conhecer os direitos”.
A estudante Taynara da Cruz Pinheiro, do 3º ano do Ensino Médio, elogiou a iniciativa. “É uma grande oportunidade para nós, que estamos iniciando a vida adulta, conhecer melhor como funciona a Justiça do nosso Estado”. Já a aluna Eslinery Policardo, também do 3º ano, ressaltou que todos devem entender o funcionamento das leis, “mesmo aqueles que não optarem pela carreira jurídica”.
Para a diretora da escola, Maria do Socorro Nogueira, a visita da juíza serviu também como orientação para os estudantes. “Sabemos um pouco da realidade dos alunos, mas eles carecem de outras assistências que a escola não pode dar. O encontro desta tarde foi mais do que uma palestra. Foi uma orientação que eles receberam e certamente servirá para o dia a dia de cada um”.
Ao final, a diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, Clara Leonor Távora, entregou certificado à diretora e agradeceu aos alunos.
PROGRAMA
A palestra faz parte do programa Justiça e Cidadania, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará e coordenado pela Seplag, em parceria com a Assessoria de Cerimonial. A iniciativa atende à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário. As escolas públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas, devem entrar em contato com a Seplag, por meio do telefone (85) 3207.6862.