Desembargador Evaldo Leite defende Justiça pacificadora e voltada ao cidadão
- 2069 Visualizações
- 11-05-2012
O desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite proferiu, nesta sexta-feira (11/05), discurso de posse no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O magistrado falou também em nome do desembargador Francisco Gomes de Moura, empossado pelo critério de antiguidade.
Luiz Evaldo, que assume por merecimento, disse que o momento é único e especial para ele e o colega e que continuarão exercendo, com ética e respeito, a atividade jurisdicional, agora no 2º Grau.
“Iniciamos na magistratura na época em que a máquina de escrever era o principal instrumento de trabalho dos fóruns, ao passo que hoje, com o avanço tecnológico, a modernização já chegou ao Judiciário. Sabemos, no entanto, que temos de avançar mais”.
O desembargador destacou a força da magistratura brasileira “composta por juízes íntegros e dedicados” e convocou o Ministério Público do Estado (MP/CE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB/CE), a Defensoria Pública e os servidores para praticarem “uma Justiça com o cunho pacificador, visando ao cidadão”.
O novo membro da Corte de Justiça estadual lembrou dos servidores da 2ª Vara de Sucessões, onde vinha atuando. Agradeceu aos desembargadores do TJCE, aos pais, à esposa e à filha.
Ao final, referiu-se aos juízes de 1º Grau. “O nosso compromisso é de união e fortalecimento da magistratura, pois entendemos que a diferença é apenas de instância. Esperamos contribuir para uma melhor construção institucional do Judiciário, visando ao aprimoramento das instituições e na defesa implacável das nossas prerrogativas, objetivando, principalmente, uma Justiça democrática e humanizada”.