Tribunal de Justiça inicia ciclo de debates sobre boas práticas e gestão de manutenção
- 700 Visualizações
- 03-02-2012
A Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Departamento de Manutenção e Serviços Gerais, promoveu palestra sobre “Gestão Estratégica da Manutenção”. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (03/02), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, em Fortaleza.
O diretor do Departamento, Edson Donato, informou que o debate faz parte de um ciclo sobre boas práticas e gestão de manutenção. As palestras mensais estão previstas para ocorrer até o fim deste ano.
Segundo o diretor, o Departamento atua em todas as unidades da Justiça cearense. “Em janeiro de 2011 entramos em nova fase. Antes, a manutenção predial estava centralizada em Fortaleza. Agora, o serviço está descentralizado em quatro regionais, sendo Capital, Sobral, Senador Pompeu e Juazeiro do Norte”.
O professor Cícero Roberto de Oliveira Moura, diretor da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman) ? Regional XI, atuou como facilitador. Ele explicou que, quando se trata desse assunto, as empresas brasileiras investem o mesmo que organizações de países como os Estados Unidos. “É um patamar de nível internacional, mas sempre existe a oportunidade de aumentar os valores. Agora, é preciso buscar os custos adequados para contribuir com os resultados estratégicos”.
Cícero Roberto de Oliveira disse também que a finalidade da manutenção é manter a disponibilidade das funções dos equipamentos e das instalações para garantir a produção ou continuidade dos serviços, evitando prejuízos às instituições. “É investimento, não é gasto. A manutenção tem valor baixo, quando comparada à paralisação das atividades, por exemplo”.
Além disso, asseverou que previne acidentes e gera economia de recursos. O professor destacou alguns pontos da gestão da manutenção, como planejamento e programação, logística adequada de materiais, técnicas modernas de monitoramento, identificação de necessidades de treinamentos, organização registros (informações) e engenharia de manutenção (se antecipar à falha).
As intervenções técnicas são: corretiva (baseada na falha), preventiva (tempo) e preditiva (condição ou desempenho). Há ainda a detectiva, para diagnosticar falhas ocultas, ou seja, problemas que por acaso venham a ocorrer em equipamentos que funcionam apenas em momentos de emergência e não podem falhar.
A Abraman é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico. Foi fundada em 1984 e atua em todo o Brasil. A sede da Regional XI (Ceará e Rio Grande do Norte) é Fortaleza.
A Associação oferece cursos, edita livros técnicos, promove congressos e certifica profissionais dentro do Programa Nacional de Qualificação. Para isso, foi acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).