Palestras sobre controle interno e ouvidoria encerram ciclo de encontros promovidos pelo TJCE
- 713 Visualizações
- 11-11-2011
O controlador e ouvidor geral do Estado, João Alves de Melo proferiu, na tarde desta sexta-feira (11/11), palestra sobre ?O Controle Interno no Âmbito do Poder Executivo?, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará (CGJ). O encontro encerrou o I Ciclo de Palestras sobre Controle Interno na Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O ouvidor ressaltou que o principal objetivo do controle interno é agir preventivamente antes que ações ilícitas ou impróprias possam atentar contra a administração pública. Ele adiantou que o governo estadual está buscando implantar órgão específico para atuar com controle interno.
Ainda segundo o ouvidor, o órgão trabalhará de forma preventiva. A previsão é de que seja instalado em janeiro de 2012. Ele disse ainda que o controle interno preventivo consiste em método baseado no gerenciamento dos riscos identificados no processo organizacional, e tem como objetivo principal a regularidade da gestão. O ouvidor destacou que o órgão utilizará técnicas de mapeamento, implantação e monitoramento de riscos.
OUVIDORIA
Dando continuidade ao evento, o desembargador Francisco Auricélio Pontes, ouvidor do TJCE, falou sobre ?A Importância da Ouvidoria como Canal Direto de Comunicação entre a Sociedade e o Judiciário?. O magistrado ressaltou que o grande desafio é transformar a cultura da reclamação em cultura da participação, primando pelo diálogo e tolerância entre as partes envolvidas em busca da solução eficaz.
Segundo o desembargador, a Ouvidoria do Judiciário estadual busca fazer com que todos participem da administração, assegurando o melhor atendimento. Disse que o setor atua na defesa dos direitos individuais e coletivos.
Ao final, o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, encerrou a solenidade, agradecendo a participação dos convidados e servidores durante o Ciclo de Palestras. Também estiveram presentes o desembargador Francisco Suenon Bastos Mota; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Soraia Victor; a auditora do Controle Interno do Tribunal, Maria José Fernandes; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, além de servidores da Justiça do Ceará.