Des. Haroldo Máximo participará de encontro em Brasília para discutir agilidade nos processos penais
- 1205 Visualizações
- 19-08-2011
O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participará de reunião do Grupo Temático de Persecução Penal, que será realizada em Brasília, na próxima segunda-feira (22/08). O magistrado é o gestor, no âmbito da Justiça cearense, das Metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
As Metas consistem em alcançar a pronúncia em todos os processos penais por crime de homicídio ajuizados até 31 de dezembro de 2008 e julgar as ações relativas a homicídio doloso distribuídas até o final de 2007, respectivamente.
No encontro, na Capital federal, serão discutidos, entre os gestores, os planos de ação voltados à execução das Metas. Entre as sugestões de projetos e ações estão a prioridade, na pauta de audiências, para os processos de competência do Tribunal do Júri, especialmente os mais antigos; realização de workshops para juízes e membros do Ministério Público, objetivando dar maior celeridade à instrução dos feitos criminais; garantia, por meio de termos de cooperação, do transporte dos réus presos às sessões do júri e criação de mecanismo de transporte de testemunhas, evitando a expedição de precatórias, quando possível.
Também será sugerida a ?Campanha do Direito à Vida?. A ideia é que sejam realizados julgamentos diários, pelos Tribunais de Júri, em todas as comarcas do país.