Uma vitória de Santana – coluna Donizete Arruda
- 9812 Visualizações
- 12-01-2011
12.01.2011 política
Sem novidades, a Câmara de Juazeiro arquivou a segunda Comissão Especial Processante(CEP) que visava apurar irregularidades cometidas pela administração do prefeito Manoel Santana. Essa resolução foi construída dentro do acordo firmado entre Santana e o presidente Zé de Amélia Junior. Traduz uma vitória do prefeito e uma derrota daqueles que acreditaram na oposição sincera dos vereadores e apostavam no impeachment de Santana. A outra CEP continua barrada pelo Poder Judiciário e nem mesmo os poucos vereadores de oposição acreditam mais na possibilidade da conclusão do julgamento de Santana. Avaliam que a primeira CEP será também arquivada. O prefeito Santana mostrou competência política. E a Câmara demonstrou sua falta de compromisso com o Município, pois o que estaria em jogo eram apenas os interess es circunstanciais dos vereadores.
Intriga afasta prefeito do vice
A votação do impeachment do prefeito Santana provocou um afastamento político dele com seu vice, Roberto Celestino. A causa desse distanciamento foi a informação chegada a Santana de que seu vice, Roberto Celestino, teria telefonado para a Câmara de Juazeiro exigindo tomar posse no mesmo dia em que estava sendo votado o impedimento do prefeito. Outra intriga feita revela que o vice-prefeito Roberto Celestino teria comprado um paletó novo para ser empossado no cargo de prefeito de Juazeiro. O prefeito Santana e o vice Roberto Celestino deveriam deixar de lado essas fofocas e conversar. Esquecer tudo. Quem sabe não reatam as relações políticas.
Cariri não perderá senador
O senador eleito Eunício Oliveira retornou do exterior onde descansou por uns dias após o segundo turno presidencial. Ao regressar pôs fim as especulações que citavam seu nome como futuro ministro da Integração Nacional. Disse que não é sua prioridade assumir uma vaga no ministério da presidente Dilma Roussef. E que seu objetivo é tomar posse no cargo de senador. A decisão assegura ao Cariri a presença de um senador nascido na região no Senado Federal. Eunício tem repetido que pretende cumprir seus compromissos assumidos com o Cariri em Brasília. Será um canal aberto para colaborar com os prefeitos promovendo o desenvolvimento do sul do Ceará.
Weligton em rota de colisão
O discurso do deputado estadual Welington Landim é conciliador. Argumenta que o governador Cid Gomes é um democrata. No entanto, sua decisão de disputar à presidência da Assembleia do Ceará é vista como um enfrentamento ao Governador reeleito que não gostaria de discutir a sucessão do presidente Domingos Filho este ano. Os próprios deputados estaduais aconselharam Weligton. Avaliaram que emparedar o favorito de Cid, deputado Zezinho Albuquerque não seria o melhor caminho político a ser adotado. Welington pensa diferente. Está com o pé na estrada atrás de votos e disposto, vai bater chapa no dia 1º de fevereiro. Quer voltar a ser presidente da Assembleia. Por enquanto, sua busca por aliados não surtiu efeitos entre os deputados do Cariri. Nenhum deles declarou voto em Welington Landim.
Arnon corre atrás de votos
Nem bem terminou uma campanha eleitoral vitoriosa, e o deputado federal Arnon Bezerra já começou outra. Concorre à vaga de 4º secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal. É o lugar destinado ao PTB, partido de Arnon. Para conseguir se eleger, Arnon está telefonando e pedindo apoio a todos os 513 deputados eleitos. Essa eleição tem características específicas. Arnon Bezerra precisa ter a adesão dos deputados federais mas também dos líderes partidários. É nesse esforço que ele está empenhado. Primeiro, precisa ser indicado oficialmente o candidato do PTB à vaga na Mesa Diretora. Depois, necessita do endosso dos líderes e logicamente o voto na urna dos parlamentares. A 4ª Secretaria cuida da administração dos apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados. Na bancada cearense, Arnon lançou sua can didatura e detém hoje a maioria dos votos dos 22 deputados federais.
Limpeza no PSDB do Cariri
O novo presidente regional do PSDB cearense, deputado Raimundo Matos, convocou o Conselho de Ética do partido para uma reunião. A pauta é única: expulsão dos tucanos que traíram a candidatura a presidente de José Serra. A lista de traidores do PSDB é encabeçada por prefeitos do Cariri. Mas, a relação dos que votaram em Dilma se estende por todo o Ceará. O Conselho de Ética abrirá um processo de expulsão contra os prefeitos de Assaré, Altaneira, Nova Olinda e contra ex-prefeitos da região que votaram em Dilma Roussef. Outros prefeitos tucanos como Granja e Caridade também deverão ser expulsos A faxina ética no tucanato cearense será ampla. Um dos alvos do PSDB para sofrer intervenção é o diretório municipal de Porteiras. A cidade deu a maior votação a Dilm a no Ceará. O diretório estadual do PSDB identificou que quem comandou essa vitória para o PT no Município foram os tucanos.
Disse me disse…
· O vice-prefeito do Crato, Raimundo Filho, trabalha para viabilizar sua candidatura à prefeitura em 2012 com o respaldo do prefeito Samuel Araripe.
· Camilo Santana nem tomou posse na Assembleia e tem sido mau aconselhado a trocar seu título de Barbalha por Juazeiro para disputar à prefeitura.
· Um lembrete a Camilo: o atual prefeito Santana é candidato à reeleição e não abre mão de sua postulação. Se o PT negar sua candidatura, vai se envolver numa guerra interna.
· O ex-presidente da Câmara, Kleber Lavor, procura desesperadamente denunciar e desqualificar o atual presidente Zé de Amélia Junior.
· Desculpe a ignorância, por que os vereadores de Juazeiro desistiram do processo de impeachment contra o prefeito Santana?