Acusado de tentar matar policial militar será julgado nesta quinta-feira
- 808 Visualizações
- 01-12-2010
O réu Carlos Augusto Sousa dos Santos será submetido a júri popular, nesta quinta-feira (02/12), às 13h, pelo 3º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. Ele é acusado de tentativa de homicídio contra o policial militar Marcelo Barbosa da Silva, em fevereiro de 2005, durante abordagem de rotina da Polícia Militar no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
De acordo com o Ministério Público, Carlos Augusto e o segundo réu do processo, Hélio Felipe Andrade, trafegavam em uma motocicleta por uma das ruas do bairro, quando foram abordados por dois policiais, entre eles, Marcelo Barbosa.
Em procedimento de rotina, os PMs revistaram os dois ocupantes da moto. Na ocasião, foi solicitado ao condutor, no caso Carlos Augusto, que liberasse o banco da moto para busca de armas. Ao levantar o assento, o acusado sacou um revólver e atirou contra Marcelo, que só não foi atingido porque conseguiu empurrar e desequilibrar o acusado.
Naquele momento, o outro policial atirou e feriu o agressor. Em seguida, o próprio Marcelo atingiu Carlos Augusto com dois disparos. Hélio Felipe permaneceu imóvel durante a ação. Os dois ocupantes da moto já tinham passagem na polícia por assalto.
Hélio Felipe e Carlos Augusto foram processados por tentativa de homicídio. O primeiro foi submetido a júri popular, mas acabou absolvido, no dia 7 de novembro de 2006. O Júri entendeu que ele não participou da tentativa de homicídio.
Carlos Augusto, que está preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL II), em Itaitinga, nega a acusação. A defesa será feita pelo advogado Carlos Oliveira Brito, enquanto o promotor de Justiça Humberto Ibiapina fará a acusação. O julgamento será presidido pelo juiz José de Castro Andrade, titular da 3ª Vara do Júri.