Analistas e técnicos judiciários são nomeados pelo Tribunal de Justiça
- 885 Visualizações
- 30-11-2010
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nomeou, na tarde desta terça-feira (30/11), 280 analistas e 70 técnicos judiciários aprovados no concurso público realizado em 2008. O ato de nomeação conjunto foi assinado pelo presidente da instituição, desembargador Ernani Barreira Porto.
O presidente do TJCE afirmou que o serviço público não é um emprego, é um compromisso, um sacerdócio pela causa pública. “O Tribunal de Justiça é um bom caminho para quem ingressa no serviço público. A maioria dos nomeados é de jovens que executarão seus trabalhos em defesa da Justiça”.
O magistrado declarou que a ampliação do quadro de servidores concursados do Poder Judiciário estadual é fruto do esforço de todos os integrantes do Tribunal de Justiça. “Precisamos garantir à sociedade, uma prestação jurisdicional pronta, segura e justa”.
A convocação desses 350 aprovados, que fazem parte do cadastro de reserva (formado por 532 pessoas), tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos usuários dos serviços judiciais. A maioria dos nomeados (320) serão lotados nas comarcas do Interior do Estado. O restante atuará na Capital, ocupando vagas de remoção não preenchidas.
O secretário de Recursos Humanos e Gestão do Fermoju, Ramiro Barroso, disse que as nomeações serão publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de amanhã. Na quinta e na sexta-feiras, os novos servidores participaram de um seminário no TJCE.
Na próxima semana começarão a ser publicados no DJE editais de convocação. “Os nomeados poderão optar por até três locais em que desejam atuar e a designação será feita priorizando a ordem de classificação. Em Fortaleza, por exemplo, serão lotados os 20 primeiros colocados para o cargo de analista judiciário e os 10 primeiros para o cargo de técnico judiciário”, explicou.
Em nome dos novos servidores falou Renan Montenegro Bezerra, que destacou a iniciativa do desembargador Ernani Barreira de virtualizar toda a Justiça estadual e de aumentar o número de funcionários. “Hoje é um marco para o Poder Judiciário do Ceará. É preciso sim celebrar o ingresso de mais 350 servidores, não somente para nós, que estamos sendo nomeados, nem somente para o próprio Poder Judiciário, mas, principalmente, para a nossa sociedade, tão carente de justiça e paz social”.
Estiveram presentes os desembargadores José Arísio Lopes da Costa, presidente do TJCE; João Byron de Figueirêdo Frota, corregedor geral da Justiça; Francisco Suenon Bastos Mota, Clécio Aguiar de Magalhães e Paulo Ponte. Também compareceram os juízes Francisco José Martins Câmara, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua; Ricardo Vidal Patrocínio, titular da 19ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, e Marcelo Roseno, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM). Além dos magistrados, assessores e secretários estavam na sessão.
O concurso, válido até 2011, ofereceu 200 vagas, que já foram providas. O processo seletivo teve homologação do Tribunal Pleno em agosto do ano passado e foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).