Desembargador Abelardo destaca importância do quinto constitucional para composição dos tribunais
- 795 Visualizações
- 26-11-2010
Ao saudar o novo desembargador do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará, Paulo Francisco Ponte Banhos, durante sessão de posse nesta sexta-feira (26/11), o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, em nome da Corte, manifestou satisfação pela chegada ?de um novo integrante, um nome respeitado, um homem de bem, de vida sem atalhos?.
Ressaltou a evidência que o quinto constitucional tem tido nos últimos tempos, e defendeu a existência desse critério como um modelo de composição dos Tribunais, pois, segundo ele, permite troca de experiências entre magistrados de carreira, membros do Ministério Público e advogados.
Abelardo Benevides citou outros magistrados como Júlio Carlos de Miranda Bezerra, Stênio Leite Linhares e o ministro Raul Araújo Filho, ?que aqui ocuparam vagas do quinto constitucional, em um passado recente, podendo servir como referência ao novo desembargador?.
No discurso de saudação, ele se referiu também às mudanças pelas quais estão passando a Justiça cearense. ?Se iniciam novos tempos, novos caminhos, na difícil arte de julgar, e que exigirão, sobretudo dedicação, humildade e coragem, para tornar-se sujeito ativo na formação da história do Poder Judiciário, que, sob olhar vigilante da sociedade, há de ser escrita com honradez?.
O desembargador falou sobre os desafios que encontrará o novo empossado. ?Os desafios dessa nova missão são grandes, mas, por outro lado, guardo a convicção plena de que seu compromisso com a sociedade é ainda maior?.
Ao finalizar, em referência a Paulo Ponte, afirmou que ?todas as instituições acertaram na escolha de seu nome, dentre tantos igualmente valorosos. Cobre-me também a certeza de que esta Corte poderá contar com a sua inteligência, experiência, capacidade de trabalho e seus esforços, na busca do sempre necessário e desejado aprimoramento das suas atividades em prol da sociedade?.