Conteúdo da Notícia

Acusados de crimes sexuais são procurados

Ouvir: Acusados de crimes sexuais são procurados

22.07.2010 polícia
Policiais municiados com 40 mandados de prisão passaram o dia à procura de acusados de crimes sexuais
Uma força-tarefa executada por policiais civis e encabeçada pela delegada Ivana Timbó – titular da Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) – atuou ontem, na Grande Fortaleza, com o objetivo de cumprir 40 mandados de prisão expedidos contra pessoas acusadas de pedofilia e abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
O trabalho começou às 5h30 e só terminou no fim da tarde, quando seis pessoas – das 40 que estavam sendo procuradas – tinham sido localizadas. Quatro homens foram presos e outros dois, que já estavam cumprindo pena em regime semiaberto, foram liberados.
Um dos homens presos foi condenado pela prática de atentado violento ao pudor, outro por estupro de vulnerável. Todos os presos foram imediatamente encaminhados a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e, de lá, serão recambiados para o presídio.
Antigos
Segundo a delegada Ivana Timbó, muitos dos mandados eram antigos – um deles datava de 1999, outro de 2002 – e alguns mais recentes. “Na verdade, temos uns 86 mandados na Dececa. A ideia é diligenciar para cumprir todos eles. Nesta primeira etapa do trabalho, pegamos 40 documentos, não houve muito tempo para levantamentos preliminares. Haverá uma segunda etapa deste trabalho, na próxima semana, para a qual já estamos nos preparando”, antecipou.
Ivana ressaltou que algumas dos acusados de crimes procurados já tinham falecido, outros mudado de endereço. “Por essa razão, muitos mandados não puderam ser cumpridos. Ainda assim consideramos o resultado da operação satisfatório. Existem pessoas que não foram localizadas mas tivemos oportunidade de obter informações acerca delas. As informações serão acrescidas aos processos criminais. E novas prisões podem acontecer nos próximos dias, ainda referentes aos mandados”, disse. Segundo a delegada, a equipe da Dececa continuará empenhada em prender aqueles que não foram localizados.
Demanda
Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelo delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE). “A força-tarefa foi pensada a partir de uma demanda da delegacia. Havia muitos mandados expedidos pela 12ª Vara Criminal, contra pessoas que praticaram crimes de pedofilia e os mais diversos tipos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Juntamos policiais de algumas delegacias e departamentos para ajudar a equipe da Dececa e saímos às ruas a procura destas pessoas, que foram condenadas pela Justiça”, explicou.
Para a próxima semana, outros 46 mandados de prisão já se encontram nas mãos da Polícia. “Para os próximos já estão sendo realizados levantamentos e investigações”, adiantou a titular da Dececa.
NATHÁLIA LOBO
SUBEDITORA