Juiz Willo Borges Cabral toma posse na Central de Conciliação do Fórum
- 1877 Visualizações
- 21-07-2010
O juiz aposentado Francisco Willo Borges Cabral tomou posse, no final da tarde desta quarta-feira (21/07), na Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua. O magistrado passa a integrar o grupo de conciliadores que atuam voluntariamente na Central. “Cada acordo que conseguimos é uma dupla alegria: porque é um processo a menos aguardando julgamento e porque as partes têm seus conflitos solucionados”, afirmou.
O juiz diretor do Fórum, Francisco José Martins Câmara, que presidiu a solenidade, afirmou que o magistrado tem muito a contribuir com a Central de Conciliação. “Sua dedicação e experiência vêm somar a esta Central e nos ajudar nesse empreendimento, que já tem sido vitorioso”, afirmou.
O coordenador da Central de Conciliação, juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, ressaltou que o magistrado sempre priorizou o entendimento entre as partes. “Pelo seu próprio temperamento, Francisco Willo é um conciliador nato. Ele e os demais conciliadores, que fazem um trabalho voluntário, são um exemplo para todos nós, operadores de Direito”.
O coordenador lamentou ainda a perda do conciliador Marcos Aurélio Rodrigues, falecido no último dia 09. “Era uma personalidade admirável, que faz enorme falta, mas nos engrandece com seu exemplo”, afirmou.
Atuam também como conciliadores os desembargadores José Edmar de Arruda Coelho e José Eduardo Machado de Almeida; os juízes Antônio Airton Pontes, Edmo Magalhães Carneiro, Raimundo de Souza Nogueira, Luiz Alves Leite e Ângelo Mota Miranda; o Procurador de Justiça Francisco Tadeu Sobreira Sales e os defensores Eduardo César Alves Albuquerque e Valdenize do Nascimento Marques.
Todos são aposentados e têm como missão presidir as audiências e promover o diálogo entre os litigantes, na busca de um entendimento mútuo.
PERFIL
Francisco Willo Borges Cabral, natural do município de Russas, é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem Especialização em Direito Público pela Universidade de Fortaleza (Unifor), onde atualmente está cursando também Especialização em Direito Tributário. Foi funcionário do Banco do Nordeste durante 15 anos, e fiscal do Trabalho por três anos, antes de ingressar na magistratura, em 1979.
Tomou posse, inicialmente, como juiz da Comarca de Beberibe, passando por Camocim, Ipu, Canindé e Morada Nova. Em 1992, foi promovido para a Comarca de Fortaleza e assumiu a titularidade da 21ª Vara Cível. Durante quatro anos, entre 2001 e 2005, foi presidente da 4ª Turma Recursal do Fórum Professor Dolor Barreira.