Pedágio volta a ser cobrado
- 868 Visualizações
- 12-05-2010
12.05.2010 cidade
Após 47 dias, Tribunal de Justiça do Ceará decide pela retomada da taxa na ponte do Rio Ceará
A cobrança do pedágio sobre a ponte do Rio Ceará voltou a vigorar depois de 47 dias de isenção irrestrita. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e a tarifa voltou a ser cobrada de veículos com placas de Fortaleza. Os motoristas do município de Caucaia permanecerão sem pagar a tarifa, devido a uma lei municipal que beneficia este contingente. Segundo algumas pessoas que realizavam a travessia, a cobrança já estava sendo feita as 11 horas de ontem.
O funcionário público, Raimundo Gomes, disse que ficou surpreso com a cobrança ao passar pelo local com destino à casa de sua sogra. Ele disse que faz o trajeto cerca de três vezes por semana e não concorda com a tarifa. A publicitária Helen Carvalho, que mora em Iparana, ficou indignada ao saber da volta da cobrança, salientando que o imposto não traz benefício algum para os moradores da região.
?Acho isso um absurdo. Não consigo admitir uma cobrança como esta. Passo por aqui cerca de quatro vezes por dia e não consigo ver qual o destino do dinheiro que deixo aqui. Os comerciantes não ganham nada e os moradores da redondeza não estão sendo beneficiados?, reclamou a publicitária.
O advogado Reginaldo Rocha foi mais duro com as críticas e disse que a cobrança do pedágio é ?a volta de um roubo?. De acordo com ele, o dinheiro arrecadado durante o tempo em que a tarifa vem sendo cobrada já daria para ter pago ?dez pontes como esta?.
SEM NOTIFICAÇÃO
A equipe do Jornal O Estado entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fortaleza, que direcionou o caso para a Procuradoria Geral do Município (PGM). A assessoria da PGM declarou que o procurador Martônio Mont?Alverne não tinha sido notificado pelo TJ-CE sobre a volta da tarifa e só iria se pronunciar após receber um comunicado oficial.