Desembargadora Iracema Vale será homenageada com Troféu Sereia de Ouro
- 2080 Visualizações
- 26-07-2019
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e atual conselheira e ouvidora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Iracema Vale, será uma das agraciadas com o Troféu Sereia de Ouro em 2019. A homenagem é concedida pelo Grupo Edson Queiroz a personalidades que se destacaram e deram importante contribuição ao desenvolvimento do Estado, nos diferentes setores de atuação.
Também receberão a honraria: o artista Espedito Seleiro, o cientista Fernando de Mendonça e o médico Sulivan Mota. O Sereia de Ouro foi criado pelo chanceler Edson Queiroz em 1971, chegando este ano à 49ª edição. A solenidade de entrega ocorrerá no próximo dia 27 de setembro, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.
Do TJCE, já receberam a homenagem os desembargadores Teodoro Silva Santos (2016), Fernando Luiz Ximenes Rocha (2009) e Virgílio de Brito Firmeza (1978).
IRACEMA VALE
Maria Iracema Martins do Vale é a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do CNJ, tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do Conselho.
No Judiciário cearense, a nomeação como desembargadora se deu em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. No TJCE, desempenhou as funções de ouvidora, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Corte. Também exerceu os cargos de procuradora-geral de Justiça e de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).