Jornalistas do Sistema Verdes Mares conhecem Programa Celeridade no Tribunal de Justiça
- 1320 Visualizações
- 24-04-2019
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (24/04), a visita de jornalistas do Sistema Verdes Mares (SVM). A equipe veio a convite para conhecer mais detalhes do Programa Celeridade, que reúne projetos para aumentar a produtividade do Judiciário estadual e faz parte do Plano da Gestão 2019/2020, que tem o desembargador Washington Araújo como presidente.
“Nosso objetivo é dar total transparência aos projetos que estamos realizando no Judiciário e, nesse sentido, os veículos de comunicação exercem uma função extremamente relevante, que é divulgar essas ações para população”, afirmou o desembargador, ao agradecer a presença dos jornalistas.
De acordo com o superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes, é necessário que a imprensa conheça o que os órgãos públicos estão fazendo. “Quero parabenizar pelo que aqui foi apresentado. O Poder Judiciário recebe muitas críticas da sociedade, muitas delas porque as pessoas não conhecem como é o funcionamento. Essa maior transparência dos trabalhos é necessária para que a população saiba o que está sendo feito.”
Sobre gestão, Pádua Lopes destacou que as organizações, públicas e privadas, ou adotam os novos modelos ou não irão avançar. “Vimos, hoje, algo revolucionário para a Justiça estadual.”
Segundo o diretor-editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, o momento foi “importante porque o Tribunal abre as portas para a imprensa, mostra projetos e rotinas que nós não conhecíamos e esclarece sobre resultados das atividades. Essa maior aproximação é benéfica sobretudo para a sociedade”.
O diretor institucional do SVM, Paulo César Norões, disse ser “fundamental quando o Judiciário age de forma transparente no planejamento das ações. Essa compreensão da complexidade a sociedade desconhece. A Administração do TJCE adota modelo de gestão com o objetivo de superar as dificuldades”.
Também compareceram o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, Gustavo Bortoli; o editor temático de Segurança do Diário do Nordeste, Emerson Rodrigues; o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo de Menezes Lima; e outros profissionais do SVM.
APRESENTAÇÃO
A apresentação do Programa Celeridade foi feita pelo secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal, Sérgio Mendes. Entre as medidas estão a instalação da Secretaria Judiciária Única de 1º Grau (Sejud/1º Grau); a contratação de 100 juízes leigos e 250 estagiários de pós-graduação; e a expansão do processo eletrônico e das audiências por videoconferência para todo o Estado.
Os projetos já foram apresentados para desembargadores, juízes, servidores, governador Camilo Santana, deputados, advogados e jornalistas do O Povo.