Conteúdo da Notícia

Lançamento de nova edição da cartilha da Ouvidoria marca Dia do Ouvidor no TJCE

Lançamento de nova edição da cartilha da Ouvidoria marca Dia do Ouvidor no TJCE

Ouvir: Lançamento de nova edição da cartilha da Ouvidoria marca Dia do Ouvidor no TJCE

Desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) prestigiaram o lançamento da nova edição da Cartilha “Conhecendo a Ouvidoria”, realizado nesta quarta-feira (20/03) no Palácio da Justiça, para marcar o Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março. O documento orienta o cidadão, de forma didática, a fazer manifestação nos órgãos do Judiciário estadual. A cartilha será disponibilizada no portal do Tribunal (www.tjce.jus.br).
“É um momento que temos de ressaltar a importância dos serviços prestados pela Ouvidoria, que procura atuar como canal de comunicação entre a Instituição e a sociedade. A Ouvidoria está aberta ao recebimento desses reclames, bem como para colaborar com o jurisdicionado no entendimento e solução sobre a função exercida pela Justiça, que não necessariamente é apenas julgar processo”, explicou o ouvidor do Poder Judiciário, Mário Teófilo.

O desembargador disse que pretende dar continuidade à atuação da Ouvidoria também no Interior por meio de audiências públicas. “As audiências são uma tradição, que marcam concretamente a aproximação do serviço junto à sociedade. É quando todos sentamos juntos e ouvimos críticas e sugestões, e buscamos soluções para os reclames que são apresentados”.
Na ocasião, também foi afixada a foto da desembargadora Maria Iraneide Moura Silva na Galeria dos Ex-ouvidores do Poder Judiciário. A magistrada exerceu o cargo no biênio 2017/2018. “Foi muito gratificante porque é a oportunidade que temos de ter mais contato com a população. O Poder Judiciário fica mais aberto às questões das partes, dos servidores e da comunidade em geral.”

A desembargadora afirmou que a Ouvidoria tem papel muito amplo, “não só mais de receber reclamações, mas de auxiliar na conciliação”, além de lembrar que fez parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, com a finalidade de agilizar as audiências e diminuir os processos por meio da conciliação.
OUVIDOR SUBSTITUTO
Ainda durante evento, o desembargador Sérgio Luiz Arruda Parente assinou termo de compromisso como ouvidor substituto para o biênio 2019-2020. O desembargador agradeceu a oportunidade, ressaltou a relevância da atuação da Ouvidoria e disse que atuará para corresponder às expectativas.
Também compareceram os desembargadores José Tarcílio Sousa da Silva, Lígia Andrade, Henrique Jorge Holanda, Francisco Gomes de Moura; os desembargadores aposentados e ex-ouvidores Auricélio Pontes, Suenon Bastos Mota e Maria Estela Aragão Brilhante; o ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Gúcio Carvalho Coelho; o ouvidor da Corregedoria-Geral da Justiça, Demétrio Saker Neto, além de servidores do Judiciário.
A OUVIDORIA NO JUDICIÁRIO
Na Justiça estadual, a Ouvidoria no Tribunal de Justiça funciona desde outubro de 2004. Já a Ouvidoria da Corregedoria-Geral da Justiça foi criada no último dia 29 de janeiro. A Ouvidoria do Fórum Clóvis Beviláqua é a mais antiga, datada de 1996.
COMO ENTRAR EM CONTATO
Ouvidoria do TJCE: (85) 3207.7428. Fax: (85) 32077430 – e-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h; avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N, bairro Cambeba, em Fortaleza
Ouvidoria da Corregedoria: e-mail: cgj.ouvidoria@tjce.jus.br, telefone: (85) 3207-7182
Ouvidoria do Fórum Clóvis Beviláqua
Telefones: (085) 3492.8180/3488.6970/3488.6971; e-mail: ouvidoriaforum@tjce.jus.br