Conteúdo da Notícia

Projeto “Esmec Artes” destaca fotografia, literatura, cinema, teatro e música a partir desta sexta-feira

Projeto “Esmec Artes” destaca fotografia, literatura, cinema, teatro e música a partir desta sexta-feira

Ouvir: Projeto “Esmec Artes” destaca fotografia, literatura, cinema, teatro e música a partir desta sexta-feira

Durante o mês de novembro, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vai realizar uma série de eventos artísticos e culturais. O projeto denominado “Esmec Artes” terá início nesta sexta-feira (09/11), com a exposição de fotografias “Na Linha de Frente”, acervo do Museu da Fotografia de Fortaleza com registros de guerra de renomados fotojornalistas brasileiros, que prossegue até 19 de dezembro.
Os eventos acontecerão sempre às sextas-feiras, com enfoque em diversas áreas culturais. Ainda no dia 9, a Escola realizará duas palestras voltadas à literatura. A primeira, a partir das 14h, é “Institución literaria y arte jurídico: la escritura de la Ley”, com o jurista José Calvo González, professor catedrático de teoria e filosofia do direito da Universidad de Málaga. A segunda fica a cargo da professora Maria Pina Fersini, doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Málaga y la Universidad de Florencia, com o tema “La palabra jurídica en exilio en la obra de Alejo Carpentier”.
No dia 23 de novembro, às 9h, a Esmec exibirá o filme “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, dirigido pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry. O longa-metragem faz um resgate da memória e história da comunidade religiosa do Caldeirão, um arraial camponês de inspiração socialista, que floresceu no município do Crato, sob a liderança do beato José Lourenço.
No período da tarde, haverá apresentação de teatro a partir das 15h com a peça infantil “João Botão”, do grupo cearense Teatro Máquina. A peça é uma fábula que, de forma lúdica, discute questões complexas como o tamanho e a importância do Estado e do poder constituído, na vida das pessoas, e também como desmontar essa estrutura.
No último dia do projeto, no dia 30, a Esmec receberá apresentação musical do violonista Manassés de Sousa. O maranguapense Manassés tem 38 anos de carreira e, além de violonista, é violeiro, guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical.
Acesse aqui a programação completa.