TV Diário terá programa ´Memória do Nordeste´
- 1357 Visualizações
- 08-12-2009
08.12.2009 Regional
Programa vai abordar aspectos da cultura nordestina como forma de resgate e valorização da memória regional
Fortaleza. Conhecer as peculiaridades, a cultura, a religiosidade, os usos e costumes de uma gente que desafia cotidianamente as agruras de um ambiente árido para construir sua história. Estes e outros aspectos do Nordeste serão apresentados de forma especial pela TV Diário, que a partir de 2010 inicia a série “Memória do Nordeste”. Um café da manhã realizado, ontem, nos estúdios da emissora marcou o lançamento oficial do programa, que estreia no dia 5 de janeiro, às 20h05.
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes do Sistema Verdes Mares (SVM) e funcionários da TV Diário. Para o diretor de programação do SVM, Edilmar Norões, a iniciativa demonstra a preocupação com a preservação da memória. “Este programa mostra que o compromisso da TV Diário com o regional é levado a sério e que é preciso ressaltar essa busca em valorizar esta memória em todos os sentidos”, argumenta.
Para compor as edições que serão exibidas às terças-feiras, a emissora obteve o direito de utilização de imagens de arquivo de instituições públicas e particulares, como a Biblioteca Nacional, Congresso Nacional, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Raimundo Fagner, além do próprio acervo do Sistema Verdes Mares.
O resultado são programas com cenas marcantes e depoimentos inéditos de pessoas que não só ajudaram a construir e divulgar a cultura e os valores do Nordeste, como também interferiram de forma direta nos rumos do País.
Segundo a coordenadora de programas da TV Diário, Simone Morais, que também está à frente do Memórias do Nordeste, inicialmente estão programadas 104 edições do programa, a serem exibidas ao longo de dois anos. “Em princípio vamos abordar, em especial, temas mais gerais e aspectos do Ceará, mas também queremos chegar aos demais Estados. A cada reportagem que fazemos, as pessoas vão dando sugestões e também vamos encontrando temas inusitados a serem abordados no decorrer do trabalho”. Os programas também serão distribuídos para bibliotecas e Secretarias de Educação de todo o Estado.
Representando o governador Cid Gomes, o titular da Secretaria da Cultura do Estado, Francisco Auto Filho, disse que a iniciativa da TV Diário toma a dianteira na relação entre cultura e comunidade.
“Esta é um maneira importante de transmitir a preservação da memória do nosso povo. Quem não conhece o passado está sujeito a repetir os mesmos erros. É preciso louvar as lições do passado, levando-as por iniciativas como esta” afirmou.
Projeto
104 Programas serão exibidos inicialmente pelo projeto Memória do Nordeste, ao longo de dois anos. Projeto busca resgatar, de forma criativa, a memória e as tradições do povo nordestino
MAIS INFORMAÇÕES
TV Diário
Rua Tomás Acioly, 1677
Dionísio Torres – Fortaleza
(85) 3266.9212
Karoline Viana – Repórter