Teletrabalho é tema da entrevista do “Judiciário em Evidência” desta semana
- 1765 Visualizações
- 13-07-2018
O teletrabalho (prestação de serviço fora das dependências da empresa ou instituição) é o assunto da entrevista do “Judiciário em Evidência” desta semana. Quem fala sobre o tema são o coordenador da Comissão de Avaliação do Teletrabalho (CAT) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Welkey Costa do Carmo, e o servidor Paulo Avelar, integrante da Comissão.
Segundo Welkey Costa, o projeto-piloto, iniciado em maio deste ano, tem duração de seis meses e tem a participação de 30 servidores de três unidades administrativas e nove judiciárias da Justiça cearense. A cada bimestre, é feita avaliação do andamento das atividades.
O coordenador explica que não há controle da carga horária trabalhada, mas da qualidade do serviço desempenhado, bem como da produtividade, que deve ser pelo menos 15% superior ao registrado no regime comum. Também são analisados os índices de satisfação do profissional, do gestor direto e da equipe.
Paulo Avelar acrescenta que alguns profissionais têm prioridade de adesão à modalidade, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Portadores de deficiência, gestantes ou lactantes, servidores que têm filho, cônjuge ou dependente portador de deficiência, são exemplos de prioridade para o teletrabalho.”
Antes de implantar o projeto-piloto, o TJCE conheceu as experiências de outras instituições públicas, com a Justiça Federal no Ceará. Também houve preocupação com a segurança das informações.
O programa de TV desta semana também traz reportagem sobre a Secretaria Judiciária (Sejud) V, inaugurada no mês de junho no Fórum Clóvis Beviláqua. A unidade concentra as atividades administrativas das 13 Varas Cíveis que são especializadas em demandas em massa.
O telespectador confere ainda que apenados e egressos do sistema prisional estão participando de cursos de capacitação no Fórum de Fortaleza. O treinamento, que já incluiu aulas de gramática, redação e informática básica, é promovido pelo programa “Um Novo Tempo”, das Varas de Execução Penal da Capital, e tem o objetivo de possibilitar a reinserção social.
Tem ainda matéria sobre audiência pública, realizada na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O evento, realizado no dia 5 de julho, reuniu representantes dos nove estados nordestinos.
E no quadro “Direito do Consumidor”, tem reposta para a dúvida de um vigilante que fez compra e não recebeu a mercadoria. O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (14/07), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; nesta segunda-feira (16/07), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (17/07), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 48.1 digital aberto, 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.